Atlético-MG vai poder jogar na Arena MRV em 2025? Entenda futuro após decisão do STJD

Após confusão na final da Copa do Brasil, STJD fecha Arena MRV, e Atlético-MG precisará atuar com portões fechados em outro estádio

Publicado em 12/11/2024 às 14:27 | Atualizado em 12/11/2024 às 14:48

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou nesta terça-feira (12) a interdição da Arena MRV, estádio do Atlético-MG, como consequência da confusão ocorrida durante a final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, no último domingo (10).

Com a decisão, o clube mineiro está impedido de atuar em seu próprio estádio e deverá realizar suas partidas com portões fechados em um local alternativo, ainda não definido. O Galo ainda tem partidas a disputar pelo Brasileirão.

A medida não afeta em nada a final da Libertadores já que a final é contra o Botafogo, no Monumental de Nuñez, na Argentina.

A punição é um duro golpe para o Atlético-MG, que inaugurou a Arena MRV recentemente e vinha contando com o apoio de sua torcida em casa para impulsionar seu desempenho em 2024. No entanto, o clube já foi informado de que, salvo eventual revisão da decisão, não deverá mais jogar na Arena MRV ao longo do restante da temporada.

O Galo ainda vai ser julgado pelos ocorridos e pode ser punido com a perda de dez mandos de campo, de acordo com o artigo 213, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

O que aconteceu?

Durante da final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, a torcida do Galo começou a atirar bombas e objetos no gramado. O fato ocorreu logo após o gol do Flamengo, no segundo tempo. Um fotógrafo ficou ferido e a partida foi interrompida. O time carioca foi campeão.

A medida tomada pelo STJD leva em consideração não só os registros de tumulto e confrontos entre torcedores, mas também a súmula do árbitro Raphael Claus, que detalhou o ocorrido. A entidade desportiva considerou os acontecimentos uma grave violação de segurança, o que motivou a penalização severa.

A diretoria do Galo ainda analisa seus próximos passos e poderá tentar recorrer da decisão, na esperança de reverter ou, ao menos, amenizar os efeitos dessa interdição. A expectativa é que novas reuniões ocorram para discutir alternativas e eventuais soluções para a temporada de 2025.

Hoje, o Galo tem os jogos de 2025 sob risco, principalmente se for punido com dez mandos de campo.

Jogos do Atlético-MG em 2024

  • Atlético-MG x Botafogo - 20/11 - 21h30
  • Atlético-MG x Juventude - 2/6/11 - 21h30
  • Atlético-MG x Athletico-PR - 08/12 - horário a definir

Tags

Autor