Análise: Botafogo é resiliente, vence Internacional e se aproxima de conquistar o Brasileirão
O Botafogo soube ser resiliente, suportou a pressão e venceu o Internacional por 1 a 0 e se aproximou da conquista do título do Campeonato Brasileiro. A vitória aconteceu no Beira-Rio, um palco que nos últimos dois anos teve dois significados diferentes para a torcida Alvinegra.
Em 2022, mesmo jogando com um a menos desde o início do primeiro tempo, o Alvinegro venceu o Colorado de virada por 3 a 2, na partida que ficou conhecida por sua torcida como “Batalha do Beira-Rio” e elevou o ânimo sobre a equipe. No ano passado, o mesmo estádio representou a melancolia e frustração pela perda do título do Brasileirão e derrocada.
Neste ano, a partida representou a resiliência de um clube e uma torcida que resistiram a várias péssimas administrações, anos sem títulos e rebaixamentos. A espera pela glória acabou com a conquista da Libertadores. No entanto, falta o Brasileirão, competição que o clube não conquista há 28 anos.
Golaço de Savarino e queda de rendimento
Mesmo tendo disputado uma final de Libertadores poucos dias antes, Artur Jorge mandou a campo o que tinha de melhor. O Alvinegro começou bem a partida e o gol no começo foi providencial para a sequência do confronto.
Logo aos quatro minutos, Almada tabelou com Alex Telles após cobrança de escanteio e cruzou para Savarino pegar de primeira na meia-lua e abrir o placar. No momento, o placar dava o título ao Alvinegro por conta do Palmeiras estar empatado com o Cruzeiro.
Após sair atrás do marcador, o Inter foi para cima na sequência da primeira etapa, mas não conseguiu levar tanto perigo devido à grande atuação do sistema defensivo da equipe de Artur Jorge.
O Colorado não incomodou tanto, mas causou desconforto ao campeão da Libertadores que teve uma noite abaixo. O Alvinegro até tinha espaço para sair com velocidade, mas não conseguia encaixar o último passe.
Atuação heroica de Gatito
No segundo tempo, o Inter aumentou sua pressão e parou em uma atuação heroica de um jogador marcado por brilhar em momentos decisivos. Gatito Fernández está no Botafogo desde 2017, clube onde passou por altos e baixos, mas escolheu ficar e conquistou a Libertadores.
Na noite da última quarta-feira, o paraguaio foi titular com a suspensão de John e foi crucial para garantir a vitória do Alvinegro. O arqueiro fez três grandes defesas e fez saídas providências para sua meta.
A vitória heroica da última quarta-feira deixou o Botafogo mais perto da conquista. Na última rodada, o Glorioso vai decidir seu destino no Brasileirão, em sua casa, no Nilton Santos. A equipe de Artur Jorge precisa conquistar pelo menos um ponto diante do São Paulo, no próximo domingo, para voltar a conquistar o Brasileirão depois de 28 anos.