Análise: Botafogo tem atuação segura, vence o São Paulo e conquista o Brasileirão
O Botafogo venceu o São Paulo por 2 a 1 e voltou a conquistar o Brasileirão depois de 29 anos. Jogando com o Nilton Santos lotado, o Alvinegro fez o que precisava fazer e voltou a conquistar o título nacional. Gregore e Savarino marcaram os gols que confirmaram o título.
Mesmo precisando de um empate, a equipe de Artur Jorge fez um jogo seguro e conquistou o título do Campeonato Brasileiro. Fora isso, com a derrota do Palmeiras para o Fluminense, o Alvinegro terminou a competição ampliando sua vantagem para seis pontos em relação ao vice-líder.
Para a partida decisiva, Artur Jorge teve três desfalques em sua defesa e foi poupado alguns jogadores ao decorrer da partida. Mesmo assim, o Alvinegro teve uma atuação segura e venceu a partida.
Domínio do primeiro tempo
O Alvinegro dominou o primeiro tempo, mas mesmo assim não teve uma grande atuação na criação de jogadas ofensivas. A maioria das tentativas ofensivas aconteceram majoritariamente pelo corredor direito, e foi onde surgiram as duas primeiras chances do time dentro da partida.
No entanto, a equipe de Artur Jorge abriu o placar a partir de uma roubada de bola no meio-campo. Marlon Freitas encontrou Igor Jesus mais à frente e, com um toquinho, o atacante deixou Savarino na cara do gol. O venezuelano invadiu a área e só teve o trabalho de tocar na saída de Jandrei e abrir o placar.
Após abrir o placar, o campeão do Brasileirão passou perto de ampliar. Marlon encontrou Alex Telles na área, que finalizou rasteiro e parou em Jandrei. No rebote, Igor Jesus bateu, Jandrei defendeu e Ruan tirou quase em cima da linha.
Empate e gol no fim
Mesmo não colocando muita intensidade na partida, o Botafogo seguiu pressionando e estava à vontade no jogo. No início da segunda etapa, Luiz Henrique arriscou rasteiro, de fora da área, e parou em outra boa intervenção de Jandrei, que foi no cantinho fazer a defesa.
Por outro lado, o São Paulo aproveitou um raro erro de Marlon Freitas para empatar a partida. William Gomes roubou a bola do capitão, saiu na cara do gol e bateu sem chances para John.
Após isso, Artur Jorge rodou sua equipe para descansar os jogadores que estavam desgastados. Com isso, o ritmo da partida caiu e os dois times apenas administraram o tempo quando tinham a posse de bola. Faltando 30 segundos para o apito final, Gregore aproveitou o erro de saída de bola e marcou o gol que selou o título.
Com a vitória por 2 a 1, coro de “é campeão” e com dois títulos, o Botafogo se despede do Nilton Santos em 2024. Um ano que ficará eternizado na história do clube. A equipe de Artur Jorge ainda terá a Copa Intercontinental pela frente.