Fórmula 1: As despedidas na última corrida da temporada
O Grande Prêmio de Abu Dhabi, último da temporada de 2024 da Fórmula 1, foi marcado – além da vitória da McLaren, que venceu o campeonato de construtores depois de 26 anos – pelas despedidas dos pilotos que devem mudar de equipe ou deixar a categoria. Confira as despedidas que mais marcaram no último fim de semana.
O argentino Franco Colapinto (21), que foi contratado pela Williams Racing até o fim da temporada após a demissão de Logan Sargeant, fez sua última corrida pela equipe no GP de Abu Dhabi. Até o momento, ele não possui equipe e não deve compor o grid em 2025. Desde agosto, o argentino conquistou 5 pontos para a Williams, terminando o campeonato de pilotos na 19ª colocação.
Em Abu Dhabi, sua última corrida pela Williams, o argentino abandonou a pista após uma série de complicações, que começou com uma colisão com Oscar Piastri (McLaren) logo no início da corrida e terminou com um problema na unidade de potência do carro do piloto, que causou o abandono na volta 28.
Colapinto lamentou a forma com a qual seu contrato temporário com a Williams terminou, afirmando que “queria terminar com o sorriso no rosto”.
“Sinto muito, Franco, não era assim que eu queria que sua última corrida terminasse”, afirmou o mecânico da Williams no rádio.
“Obrigado por essa oportunidade, pessoal. Jogo duro, mas eu aproveitei muito a experiência” afirmou Colapinto via rádio, e acrescentou: “Obrigada, pessoal. Obrigada por todas essas corridas. Vocês realizaram meu sonho.”
A vaga temporária de Colapinto na Williams passa a ser ocupada, a partir de 2025, pelo espanhol Carlos Sainz, que defendeu a Scuderia Ferrari entre 2021 e 2024. Sainz foi anunciado pela equipe inglesa em julho de 2024.
Iniciando sua carreira na Fórmula 1 em 2016, o piloto espanhol passou por grandes equipes na categoria, estreando na Toro Rosso (como era chamada a equipe Visa Cash App RB), passando pela McLaren – onde conquistou sua primeira vitória – em 2019 e 2020, até chegar à equipe italiana.
Após o anúncio de Hamilton na Ferrari a partir de 2025, o destino de Carlos Sainz na Fórmula 1 se mostrou incerto por alguns meses, até o anúncio oficial de sua ida para Williams para os anos de 2025 e 2026, que ocorreu em julho deste ano.