Rayssa Leal fez história no Skate em 2024; veja a retrospectiva

Publicado em 21/12/2024 às 9:56
Google News

A fadinha, que ficou conhecida durante as olimpíadas, tem conquistado cada vez mais títulos nos campeonatos.

A skatista Rayssa Leal surgiu em um vídeo que ficou conhecido durante os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. Com apenas 13 anos na época, Rayssa conseguiu o segundo lugar ao pódio (medalha de prata), desde então a famosa fadinha tem conquistado cada vez mais títulos nos campeonatos em que participa.

O ano de 2024 de Rayssa Leal foi de inúmeras conquistas de título. Acompanhe algumas das vitórias que Rayssa Leal garantiu. Por meio dela, podemos perceber que a cada ano a nossa fadinha só melhora e que para o ano de 2025 só podemos esperar novos campeonatos e belas manobras vindas dela.

Olimpíadas de Paris 2024

Poder participar dos Jogos Olímpicos é o sonho de muitos atletas. Para Rayssa Leal, isso não foi diferente. A skatista, que já havia participado das Olimpíadas de Tóquio, retornou novamente à disputa que ocorreu em Paris. Entretanto, nessa nova fase, a competição estava ainda mais acirrada.

Mesmo que a maior parte das competidoras fossem japonesas e estivessem conseguindo pontuações bem altas, Rayssa ainda se destacou com suas manobras, que garantiram bons resultados. 

No pódio, a maranhense conseguiu o 3º lugar (medalhista de bronze) e, principalmente, o marco de ser a medalhista mais jovem do Brasil a conseguir chegar ao pódio em diferentes olimpíadas. Além disso, ela ainda ressaltou aos brasileiros para que não ficassem tristes com a medalha: “Deu certo, porque deu bronze”, comentou Rayssa.

Campeonato Mundial de Skate

O Campeonato Mundial de Skate é um dos mais importantes para os skatistas de todo mundo. É nele que os atletas passam a ser considerados os melhores de cada ano. No ano de 2024, o Campeonato aconteceu em Roma e reuniu muitas figuras conhecidas desse esporte. Rayssa era uma delas. 

Após ter conquistado a medalha de bronze nas Olimpíadas de Paris, a skatista se tornou campeã mundial. Essa corresponde a sua segunda vitória no Campeonato Mundial de Skate, visto que em 2022 ela havia obtido sua primeira conquista. 

Contudo, esse título não foi conquistado facilmente, pois Rayssa já entrou na competição precisando de uma nota alta para ultrapassar a japonesa, Liz Akama. Nessa perspectiva, a disputa foi bem tensa, mas possibilitou com que o público se impressionasse com todas as habilidades da atleta.

Skate Total Urbe (STU)

Além das disputas internacionais, Rayssa Leal também participou do Skate Total Urbe, que ocorreu em diferentes estados do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo. Na maior parte deles, ela obteve um lugar no pódio.

No Rio de Janeiro, com todo o contratempo das chuvas, Rayssa teve algumas quedas, mas que não afetaram totalmente seus resultados. Suas manobras conseguiram sustentar a alta pontuação que ela obteve.

Com isso, ela se consagrou mais uma vez campeã, alcançando sua quarta vitória consecutiva no torneio. Sobre o STU RIO, ela disse que “a cada ano é uma experiência diferente. Viemos com a mentalidade de fazer algo que eu nunca tinha feito antes. Acho que nunca dei uma linha pesada como a que dei aqui. Em todas as fases, tentei o melhor, fazer algo para o público e para o meu skate.”

Já em São Paulo, Rayssa participou de uma etapa do STU Nacional, na qual ela conquistou mais uma vitória. Durante o torneio, Rayssa competiu com outras grandes skatistas e fez diferentes manobras que ajudaram nos seus resultados, que permitiram mais uma vitória no Skate Total Urbe. 

Por meio das vitórias que a fadinha conquistou, ela terminou acumulando vantagem como a skatista que obteve mais vitórias no STU. Vale lembrar um trecho do seu depoimento enquanto ela comemorava: “Estou muito feliz só de ter dado meu rolê e não ter me machucado. Só isso para mim é o que importa. Um campeonato não é igual ao outro. Tô muito feliz, minha família está aqui – disse Rayssa.

Street League Skateboarding (SLS)

Criado para modificar a ideia negativa e atrair mais o público para o “skate de rua”, o Street League Skateboarding reúne skatistas nacionais e internacionais para competir e ganhar o título de Campeão da Liga Mundial de Skate Street.

Assim sendo, a fadinha não fez diferente. Pela terceira vez em sua carreira, ela conquistou mais uma vez esse título, tornando-se a primeira a ser tricampeã do torneio. Mas antes dessa conquista, durante a disputa, Rayssa tinha apenas 45 segundos das duas linhas que possuía e ela conseguiu encantar tanto a plateia quanto os jurados com sua apresentação. 

Em uma entrevista sobre o que achou de conquistar mais um título, Rayssa afirmou: “Eu não tenho palavras o suficiente. Tudo isso que aconteceu hoje vale mais do que esse troféu. Reviravolta, errei as duas primeiras tentativas. Estava nervosa, não vou mentir. Minha família acompanhou tudo isso. Esse troféu vai para o pessoal que está em casa. Vocês viram a realidade do skate, a amizade, a família e vão ver isso aumentando. O nível estava alto, várias notas 9. Foi bem Corinthians. Estou realizada. Estou com todo mundo time, completo, minha psicóloga saiu da Itália pra vir cá – disse Leal.

X Games

Por fim, Rayssa ainda conquistou o seu segundo ouro na categoria street no X Games. O campeonato possui mais de 25 anos e a cada ano organiza uma competição com personalidades importantes dos maiores esportes radicais, desde moto até skate.

A Rayssa obteve sua primeira vitória no X Games em 2022, dois anos após ter estreado nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

Tags

Autor