Arthur Zanetti anuncia aposentadoria e revela futuro
O campeão olímpico Arthur Zanetti não atuará mais profissionalmente. Neste domingo (12), o ginasta comunicou, por meio de uma entrevista, a sua aposentadoria como atleta. “Eu decidi… é difícil, dar um basta nessa parte de atleta, porque eu queria, mas o corpo tá falando e vou respeitar, porque não quero outras lesões, não quero me tornar uma pessoa idosa que praticamente não consegue sair da cama por causa de dor”, disse o ginasta.
Arthur aproveitou o anúncio para dizer que seguirá a carreira na ginástica, porém como treinador. Inicialmente, ele vai dar aulas de ginástica em São Caetano do Sul, onde treina desde os sete anos de idade. “Agora, aposentado da ginástica, mas não longe da ginástica. Tive a oportunidade, fui convidado aqui por São Caetano para começar a dar treino para a escolinha. Era um dos meus objetivos ser treinador. Vai ser uma coisa nova pra mim, estou com muito medo, mas estou muito ansioso, muito feliz por essa oportunidade”, completou.
Nos últimos anos, ele conviveu com lesões e ficou de fora do classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Em entrevista à TV Globo, Arthur revelou que o corpo não aguentava mais a rotina de treinos. “Logo quando fiz a cirurgia, falei: ‘Quero continuar’. Me recuperei, comecei a treinar, mas vi que meu corpo já não estava respondendo do mesmo jeito. Então, a cirurgia foi uma parcela, mas os últimos três anos foram um basta”, revelou.
Zanetti disputou três olimpíadas: Londres 2012, em que conquistou a medalha de ouro; Rio 2016, conquistando a medalha de prata; e Tóquio 2020, ficando fora do pódio. Além das olimpíadas, Arthur conquistou quatro medalhas em Mundiais (um ouro e três pratas) e seis em Jogos Pan-Americanos (três ouros e três pratas). Ele foi o primeiro latino-americano a ser medalhista olímpico nas argolas.