Paranaense 2025: Federação anuncia uso do VAR para as quartas de final

Clique aqui e escute a matéria
A Federação Paranaense de Futebol (FPF) anunciou nesta quinta-feira (20), a implantação do recurso do VAR (árbitro de vídeo) a partir das quartas de final do Campeonato Paranaense de 2025, que inícia nesta sexta-feira com Azuriz e Athletico, em Pato Branco.
+ Fique por dentro de tudo sobre o Campeonato Paranaense
Apesar de no artigo 48 regulamento do Paranaense constar que “a critério da FPF, poderá ser utilizado o VAR, a partir da segunda fase da competição”. Na temporada passada a entidade rechaçou o pedido dos clubes para a implementação do recurso já nas quartas. O uso foi apenas a partir da semifinal.
A Federação recorre ao recurso tecnológico uma fase antes das outras temporadas, o motivo se dá na tentativa de evitar erros de arbitragem nos jogos de mata-mata. Na primeira fase, foram inúmeras reclamações contra as decisões dos árbitros, inclusive contestações de quase todos os clubes da competição.
– A gente está em uma crescente com esses árbitros, e a ferramenta do VAR vem para nos auxiliar. Vamos aprimorar todo o processo e gerar situações com vídeos do nosso próprio campeonato para que esses árbitros consigam se auto visualizar – diz o presidente da Comissão de Arbitragem da FPF, Anderson Gonçalves.
Os clubes foram informados antecipadamente pela Federação para que pudessem providenciar os espaços para a instalação do equipamento do VAR.