Projeto vira referência em esporte e educação no Sudeste do Pará

Clique aqui e escute a matéria
Após três anos, o Projeto Esporte na Cidade Norte e Nordeste deu início ao quarto ciclo de atividades esportivas gratuitas para crianças e adolescentes paraenses, com patrocínio da Vale, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. A iniciativa irá beneficiar 800 alunos em quatro cidades do Sudeste do Pará: Canaã dos Carajás, Curionópolis, Marabá e Parauapebas.
Com aulas no contraturno escolar, o Esporte na Cidade Norte e Nordeste busca unir a prática esportiva ao bom desempenho escolar dos alunos. Além dos benefícios da realização de atividades físicas e do aprendizado de uma nova modalidade, o projeto pretende levar integração social, disciplina, educação e lazer orientado para os alunos.
O Esporte na Cidade Norte e Nordeste é realizado pela De Peito Aberto, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com patrocínio de empresas privadas e de prefeituras. Uma das beneficiadas é a jovem Maria Eduarda Chaves Amorim, de 13 anos, moradora da comunidade de Palmares II, em Parauapebas, afirma que o projeto foi um diferencial para a evolução esportiva.
“O Esporte na Cidade me ajudou bastante a desenvolver minhas habilidades como goleira de futsal. Estou muito feliz em fazer parte dessa modalidade que tanto amo. Agradeço ao meu professor pelos ensinamentos, pois estou levando para outras áreas da minha vida. Agradeço também ao projeto pela oportunidade”, celebrou.
Para Márcio Setúbal, professor da De Peito Aberto no município de Parauapebas, o projeto é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das crianças, tanto no aspecto social quanto no pessoal.
“Proporciona um ambiente seguro, onde elas aprendem valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe. Além disso, fortalece a autoconfiança e incentiva hábitos saudáveis no que diz respeito à prática esportiva”, explica.
Segundo o professor Wagner Lopes, o Esporte na Cidade auxilia para o trabalho cognitivo, social e emocional dos alunos. “As aulas permitem que as crianças aprendam de forma ativa. Em cada atividade é possível ver sinais de desenvolvimento”, explica Lopes, que também atende a região de Parauapebas, município com 460 alunos.
Em Canaã dos Carajás, 120 alunos praticam futsal e handebol em duas escolas do município: Escola de Ensino Infantil e Fundamental Adelaide Molinari e na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Luís Carlos Prestes. Em Curionópolis são beneficiados 110 jovens. Já em Marabá, 110 alunos praticam aulas de futebol, no Campo Rodeirão.