Galatasary acusa José Mourinho, técnico do Fenerbahçe, de racismo

Publicado em 25/02/2025 às 16:51
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O Galatasaray acusou o técnico do Fenerbahçe, José Mourinho, de ter cometido racismo no último clássico entre as duas equipes, pelo Campeonato Turco. Segundo a equipe, ele teria se referido aos jogadores do atual campeão turco como “macacos” em entrevista após a partida. 

Durante sua coletiva, o treinador português fez duras críticas ao arquirrival de sua equipe e acusou-o de usar “estratégias desonestas” em simular faltas durante os jogos. O último clássico foi apitado pelo esloveno Slavko Vinci. 

-O objetivo do Galatasaray era forçar um cartão amarelo para um jogador de 18 anos já no 20º segundo. Eles são muito fortes nesse tipo de estratégia desonesta. Se fosse um árbitro turco, Yusuf teria sido advertido imediatamente – disse Mourinho ao ser perguntado sobre o incidente envolvendo o zagueiro Yusuf Akcicek.

O vice-presidente do Fener, Acun Il?calI, defendeu o técnico e disse: “Que racismo é esse?”. E também que o técnico apenas se referia a um grupo de pessoas pulando. Ele ainda disse que ele não comprou ninguém a macacos. 

O atual campeão turco usou suas redes sociais para denunciar publicamente a postura do icônico treinador português. O Gala disse que o português tem feito declarações depreciativas contra o povo desde que chegou ao país e que vai processá-lo no Ministério Público e também vai acionar a Uefa e a Fifa. 

-O técnico do Fenerbahçe, José Mourinho, tem usado regularmente palavras depreciativas contra o povo turco desde que chegou ao país. Agora, ele adicionou uma retórica desumana às suas declarações imorais. Informamos que entraremos com uma queixa criminal no Ministério Público e apresentaremos uma denúncia à UEFA e à FIFA por suas falas racistas – disse o clube por meio de um comunicado. 

As críticas  a Mourinho não ficaram somente pela direção do clube, o técnico do Galatasaray, Okan Buruk também criticou o português. Vale lembrar que ele já chamou o português de “The Crying One” (O Chorão, em inglês), fazendo referência ao apelido “Special One” ele tinha quando estava no Chelsea. 

Além de ser o maior clássico do país, o encontro da última segunda-feira também foi um duelo direto na luta pelo título da competição. O Galatasaray lidera o Campeonato Turco, com 64 pontos, e tem seis de vantagem sobre o rival que está em segundo, tendo 58. 

Tags

Autor