Presidente do COI conta com apoio de Trump apesar das discordâncias sobre atletas trans nos Jogos Olímpicos

Clique aqui e escute a matéria
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, demonstrou confiança ao comentar sobre em que condições o próximo mandatário irá seguir com as preparações dos Jogos Olímpicos de 2028. O dirigente também revelou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem apoiado e promovido o evento, mesmo após ir contra as regras do COI e banir atletas transgêneros do esporte feminino em seu país.
Em entrevista na sede do COI, Bach disse querer que as regras de elegibilidade para pessoas trans continuem vigentes e sejam estabelecidas com base em estudos científicos.
“Em relação aos Jogos de Los Angeles 2028, não vejo imprevisibilidade. Fui informado pelo Comitê Organizador que eles estabelecem boas relações com a Casa Branca e sua administração. Não temos dúvida do apoio administrativo do presidente Donald Trump aos Jogos Olímpicos, estou confiante que continuaremos assim, porque o presidente Trump é um amigo do esporte”, comentou.
O Mandato de Bach, marcado pela paridade de gênero e inclusão de todas as equipes nacionais e competidores refugiados, termina em junho de 2025 e, mesmo em frente a um cenário instável pelas falas e posturas de Trump, Bach ainda vê apoio ao evento. “Meu conselho (para meu sucessor) é que confie no apoio do presidente Trump e de seu governo aos Jogos de Los Angeles”, revelou o presidente do COI.
Em seu discurso, que demonstrava neutralidade política, um dos símbolos de seu mandato, Thomas Bach finalizou lembrando do que realmente importa para a população dos Estados Unidos. “O povo americano aprecia e ama que os Jogos, eles vão querer receber atletas de todo o mundo. Nossos valores são muito claros e nos baseamos nisso nos Jogos Olímpicos são baseados”, concluiu.
Los Angeles 2028 acontece entre 14 e 30 de julho de 2028, em Los Angeles, Estados Unidos.