UOL - O melhor conteúdo

Fórmula 1 vive início de temporada com três campeões diferentes em três etapas 

Publicado em 06/04/2025 às 16:20
Google News

Clique aqui e escute a matéria

A temporada de 2025 da Fórmula 1 começou imprevisível. Em um início que foge do habitual domínio de uma única equipe ou piloto, as três primeiras corridas do ano tiveram três vencedores diferentes: Lando Norris, Oscar Piastri e Max Verstappen. A alternância no topo do pódio indica um campeonato mais equilibrado e promissor para os fãs da categoria. 

Na etapa de abertura, o GP da Austrália foi marcado por seis acidentes e muita emoção. Lando Norris confirmou o favoritismo da McLaren – já evidente nos testes de pré-temporada – venceu, garantindo a liderança inicial no Mundial de Pilotos. A equipe britânica somou 27 pontos em Melbourne, contra 25 da Mercedes. Red Bull (18). Williams (12), Aston Martin (8), Sauber (6) e Ferrari (5) também pontuaram na estreia. 

Na China, foi a vez de Oscar Piastri brilhar. O australiano conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 liderando de ponta a ponta. Largando da Pole Position, ele manteve o controle da prova com tranquilidade e ainda celebrou a dobradinha da McLaren com Lando, chegando em segundo. Apesar de não vencer, o britânico foi o responsável pela vitória mais rápida da corrida. 

Já no Japão, corrida que ocorreu na madrugada deste domingo (6), Max Verstappen mostrou porque ainda é um nome a ser temido. Após uma pole que encerrou um jejum de 280 dias, o tetracampeão voltou a vencer após quatro meses – sua última vitória havia sido no GP do Catar, em dezembro de 2024. No Circuito de Suzuka, Verstappen resistiu à pressão constante das McLaren durante as 53 voltas e cruzou a linha de chegada com 1s4 de vantagem sobre Norris. Piastri completou o pódio, confirmando mais uma boa performance da equipe britânica. 

“Foi difícil. Tive de acelerar muito, especialmente no último stint. As duas McLaren me pressionaram bastante, mas foi divertido. Não foi fácil gerenciar os pneus, mas conseguimos melhorar o carro ao longo do fim de semana. A pole foi essencial para essa vitória”, afirmou Verstappen após a corrida. 

Norris também reconheceu o mérito do rival: “Perdi a corrida na classificação; Max não cometeu nenhum erro e tinha um ritmo muito parecido com o nosso. Não tínhamos nada de especial para pegar o Max, então ele mereceu a vitória”

Com três corridas e três vencedores diferentes, o campeonato começa com um roteiro imprevisível e acirrado – o que pode indicar uma das temporadas mais disputadas dos últimos anos. A próxima parada será o GP do Bahrein, de 11 a 13 de abril, no circuito de Sakhir. 

Confira a classificação geral dos pilotos:

Tags

Autor