Fórmula 1: o que disseram os pilotos após o GP do Japão

Clique aqui e escute a matéria
O Grande Prêmio do Japão, realizado nesse domingo (6), em Suzuka, foi marcado por disputas intensas, boas atuações da McLaren e mais uma vitória de Max Verstappen. Após a bandeirada, os principais pilotos comentaram seus desempenhos e os desafios da corrida.
Verstappen celebra fim de semana perfeito em Suzuka
Vencedor da prova, Max Verstappen se mostrou satisfeito com o desempenho da Red Bull e comemorou a vitória na última corrida da equipe com a Honda no Japão:
“Foi uma corrida muito boa. O momento mais difícil foi conseguir ficar à frente na largada, depois disso o carro ficou cada vez melhor para mim ao longo da corrida. Tudo correu bem – os pit-stops, a estratégia. Não poderia ter sido melhor.”
Lando Norris critica manobra de Verstappen
Segundo colocado na prova, Lando Norris esteve próximo de ultrapassar Verstappen após a primeira parada nos boxes. No entanto, a disputa rendeu polêmica:
“Ele me forçou para fora”, reclamou Norris, após o incidente. Apesar da acusação, os comissários não aplicaram penalidades ao holandês.
Pódio sólido de Piastri anima McLaren
Oscar Piastri completou o pódio em terceiro lugar e consolidou o bom fim de semana da McLaren em Suzuka. O australiano evitou polêmicas e elogiou o desempenho da equipe ao longo da prova.
Gabriel Bortoleto lamenta largada ruim e dificuldades em Suzuka
Em sua estreia no circuito de Suzuka na Fórmula 1, Gabriel Bortoleto enfrentou problemas logo nas primeiras voltas e terminou na penúltima posição. O brasileiro comentou a dificuldade na largada e a falta de oportunidades de ultrapassagem:
“Minha largada não foi muito boa, eu não consegui sair muito bem. Tudo bem que tinham dois caras de pneus macios atrás de mim, então era óbvio que eu não ia ficar na frente deles… o pneu tem muito mais grip na largada, mas dava para ter segurado o Ocon.”
“A parte boa de hoje foi só terminar a corrida, entender os pneus. No final, eu estava bem mais rápido que o Ocon, mas estava difícil. Suzuka é um circuito muito difícil de ultrapassar. Se a pista tivesse mais oportunidade, eu conseguiria.”
“Estou levando toda a experiência e aprendizados comigo enquanto seguimos para o Bahrein para a segunda etapa desta tripla jornada.”
Hamilton aponta falha técnica na Ferrari: “Algo estava abaixo do esperado”
Lewis Hamilton terminou a corrida em sétimo lugar e revelou que a Ferrari identificou um problema em seu carro que vem comprometendo o desempenho nas últimas três provas:
“Encontramos algo no carro que tem estado abaixo do esperado nas últimas três corridas. Espero que, quando isso for corrigido, eu comece a obter resultados melhores.”
“Com o que eu tinha, esse foi o melhor resultado que eu poderia obter.”
O britânico também comentou a diferença de rendimento em relação ao companheiro Charles Leclerc, que terminou em quarto:
“Através das três primeiras corridas, houve um certo déficit entre os dois lados da garagem. Do meu lado, algo está abaixo do esperado. É bom saber disso.”
Fernando Alonso: “Não somos rápidos nem para estar entre os 18 primeiros”
Fernando Alonso, que cruzou a linha de chegada em 11º lugar, não escondeu a frustração com o desempenho da Aston Martin:
“Não somos rápidos nem para estar entre os 18 primeiros”, disparou o espanhol, que mais uma vez salvou um resultado melhor do que o ritmo do carro indicava.
Carlos Sainz: “É quase impossível remontar”
Carlos Sainz terminou apenas em 14º e comparou Suzuka a Mônaco, criticando a dificuldade para ultrapassagens:
“É quase impossível remontar. Tínhamos um bom ritmo em ar limpo, mas a posição no grid foi determinante.”