UOL - O melhor conteúdo

Artilheiro da Champions, Raphinha se aproxima de feito histórico

Publicado em 10/04/2025 às 12:30
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O gol de Raphinha ajudou o Barcelona a golear o Borussia Dortmund por 4 a 0, na última quarta-feira, e a encaminhar sua classificação na Champions League. Além disso, o atacante é artilheiro da competição com 12 gols. Com isso, ele pode se tornar o primeiro brasileiro a alcançar o feito histórico desde Neymar, há 10 anos. 

Ele foi o último jogador canarinho a terminar a Liga dos Campeões como sendo o artilheiro, quando marcou 10 vezes na temporada 2014/2015 atuando pelo Barcelona, que veio a ser campeão da competição. No entanto, ele dividiu a artilharia da competição com Messi e Cristiano Ronaldo. 

Ao todo, apenas outros cinco brasileiros alcançaram o  posto de artilheiro de uma edição da Champions League: Romário, Jardel, Rivaldo e Kaká. O Baixinho foi o único a conseguir o feito duas vezes,  ambas quando atuava pelo PSV. 

Brasileiro artilheiros da Champions League: 

  • 1989/90 – Romário (PSV) – 6 gols
  • 1992/93 – Romário (PSV) – 7 gols
  • 1999/00 – Jardel (Porto) – 10 gols
  • 1999/00 – Rivaldo (Barcelona) – 10 gols
  • 2006/07 – Kaká (Milan) – 10 gols
  • 2014/15 – Neymar (Barcelona) – 10 gols

Recordes que podem ser alçados por Raphinha

Caso seja artilheiro da Champions League, Raphinha seria o brasileiro com o maior número de gols em uma Champions League, tendo marcado 12 vezes até agora. Além disso, ele também pode ser o maior artilheiro  do Barcelona em uma única edição da competição. 

Raphinha se esticando para marcar o primeiro do Barcelona. (Foto: David Ramos/Getty Images)
Raphinha marcando o primeiro gol do Barcelona sobre o Borussia Dortmund – Foto: David Ramos/Getty Images

O brasileiro precisa de apenas dois gols para bater o recorde de Messi,  que é dono da marca após ter marcado 14 vezes na edição de 2011/12. 

O Barcelona, de Raphinha, deu um passo importante em sua classificação ao golear o Borussia Dortmund por 4 a  0, no Estádio Olímpico Lluís Companys. Na semana que vem, o Blaugrana vai viajar até a Alemanha, onde enfrentará o Aurinegro no Signal Iduna Park.

Tags

Autor