UOL - O melhor conteúdo

Morre Papa Francisco, torcedor do San Lorenzo, aos 88 anos

Publicado em 21/04/2025 às 12:30
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Veio a falecer, nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, Jorge Mario Bergoglio, nome de batismo de Papa Francisco, ilustre torcedor do San Lorenzo, equipe da Argentina. 

Papa era apaixonado por futebol e gostava de unir o esporte para aproximar as diferentes culturas. Relacionado ao seu time, ele já recebeu representantes da equipe e presenciou a conquista da Libertadores, em 2014, por exemplo.

Ainda em sua relação com o futebol, Papa já recebeu a presença de diversos jogadores ao longo dos 12 anos que esteve na Igreja Católica, e também já recebeu diversas camisas. Inclusive, ele já comentou sobre uma das perguntas mais famosas no meio do futebol: “Quem é melhor entre Messi ou Maradona?”.

Ele, inclusive, ressaltou a importância que Pelé teve no futebol.

“Eu coloco um terceiro: Pelé. São os três que segui. Maradona, como jogador, foi um grande. Mas, como homem, falhou. Messi é corretíssimo. É um senhor. Mas, para mim, desses três, o grande senhor é Pelé. Um homem de um coração…Eu falei com Pelé uma vez, o encontrei em um voo, quando ia a Buenos Aires, conversamos. É um homem de uma humanidade muito grande. Mas, os três são grandes”, comentou Papa em entrevista à Rai, em 2023. 

Ele chegou a ser expulso do vestiário do San Lorenzo, pelo técnico Aldino Basile. Papa tinha a naturalidade de benzer os atletas antes das partidas da equipe, mas o treinador achava que dava azar.

Para ele, futebol não era apenas a bola dentro das quatro linhas, era uma forma de unir a todos, fortalecer o esporte, como por exemplo em 2019, quando apoiou do time feminino no Vaticano. Além disso, o esporte, para ele, é importante para inspirar as pessoas mais jovens e juntava a crença com o futebol.

 

Tags

Autor