Marcus D’Almeida e Ane Marcelle são campeões do Sul-Americano de Tiro com Arco
![O Brasil brilhou no Campeonato Sul-Americano de Tiro com Arco, neste sábado (24), conquistando duas medalhas de ouro nas provas individuais do Recurvo. No masculino, Marcus D’Almeida confirmou o favoritismo e garantiu o título continental. No feminino, Ane Marcelle Santos venceu a compatriota Isabelle Pereira na decisão e também ficou com o ouro. Isabelle levou […]](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2025/05/25/597x330/1_82ead425_e602_4a7e_a613_ffd7bd8856f0-34512747.jpeg)
Clique aqui e escute a matéria
O Brasil brilhou no Campeonato Sul-Americano de Tiro com Arco, neste sábado (24), conquistando duas medalhas de ouro nas provas individuais do Recurvo. No masculino, Marcus D’Almeida confirmou o favoritismo e garantiu o título continental. No feminino, Ane Marcelle Santos venceu a compatriota Isabelle Pereira na decisão e também ficou com o ouro. Isabelle levou a prata, e Matheus Zwick completou o pódio masculino com o bronze.
Além do desempenho nas provas individuais, o Brasil ainda garantiu duas pratas nas disputas de duplas mistas. No Recurvo, Marcus D’Almeida e Isabelle Pereira ficaram com o segundo lugar após derrota para os colombianos Ana Maria Rendon e Jorge Enriquez. No Composto, Bianca Rodrigues e Jairo Rodrigo Silva também ficaram com a prata, perdendo a final para os equatorianos Blanca Bueno e Mateo Rodriguez.
Domínio no Recurvo
A campanha brasileira começou forte desde as oitavas de final. Marcus D’Almeida venceu todos os duelos por placares expressivos e confirmou sua vaga na final ao superar o argentino Mario Jajarabilla por 6 a 0. Na decisão, bateu o chileno Andres Gallardo por 6 a 2 e ficou com o ouro.
No feminino, Ane Marcelle e Isabelle Pereira fizeram uma campanha impecável, vencendo adversárias colombianas, argentinas e panamenhas até se encontrarem na final. No duelo brasileiro, Ane levou a melhor, vencendo por 6 a 5 (9 a 7 na flecha de desempate), e ficou com o título.
Matheus Zwick, que caiu na semifinal, se recuperou na disputa pelo bronze e venceu o argentino Mario Jajarabilla por 6 a 4, garantindo mais uma medalha para o Brasil.
Desempenho no Composto
O Brasil também avançou bem no Composto, especialmente com Bianca Rodrigues, que chegou até a disputa pelo bronze, mas acabou derrotada pela colombiana Maria José Vanegas e terminou fora do pódio. Jairo Rodrigo Silva parou nas quartas de final.
Nas duplas mistas do Composto, Bianca e Jairo chegaram à decisão, mas foram superados pelos equatorianos por 155 a 152, ficando com a prata.
Mais uma prata nas duplas do Recurvo
Pelo Recurvo, Marcus D’Almeida e Isabelle Pereira também garantiram vaga na final após vitórias contundentes nas quartas e na semifinal. Na decisão, enfrentaram os colombianos Rendon e Enriquez, que venceram por 6 a 2, deixando os brasileiros com a medalha de prata.
Saldo positivo
Com quatro medalhas nas disputas individuais (duas de ouro, uma de prata e uma de bronze) e mais duas pratas nas duplas mistas, o Brasil encerrou sua participação no Sul-Americano de Tiro com Arco com um saldo extremamente positivo, consolidando sua força na modalidade no continente