Análise: sem encantar, Botafogo vence o Santos na Vila e quebra tabu

Publicado em 02/06/2025 às 9:33
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O Botafogo não teve uma grande atuação, mas fez o suficiente para conquistar sua primeira vitória como visitante no Brasileirão. A equipe comandada por Renato Paiva venceu o Santos por 1 a 0, na Vila Belmiro, com gol de Artur e quebrou um tabu de 12 anos sem vencer o rival na Baixada Santista. 

Durante a partida, o Alvinegro teve mais a posse de bola, mas não soube ser superior durante grande parte do confronto. Após ficar com um jogador a mais em campo, o atual campeão da Libertadores cresceu e marcou no apagar das luzes. 

O Santos encaixou sua marcação rapidamente e fez com que o Botafogo não conseguisse incomodar muito.  Por outro lado, a equipe de Cleber Xavier criou diversas chances para sair na frente, mas não aproveitou. 

O Peixe atacava usando a imprevisibilidade de Neymar, que jogou de falso nove e causou muitos problemas para a defesa durante o jogo. O camisa 10 fez John fazer sua primeira defesa na partida, ainda na etapa inicial. 

Expulsão e vitória no fim

O Alvinegro sofreu durante o começo da etapa final, mas viu seu sistema defensivo ter uma grande atuação. David Ricardo apareceu de maneira decisiva para tirar o chute de Barreal em cima da linha. Além dele, Jair passou segurança e John fez grandes defesas, que fizeram o placar continuar zerado. 

O alívio do Alvinegro veio no momento em que o Peixe estava sendo mais perigoso dentro da partida. Na ocasião, Neymar, que havia recebido amarelo na primeira etapa por falta em Jair, tocou para o gol de mão, levou o segundo amarelo e foi expulso. 

Após a expulsão, a partida mudou e o Glorioso cresceu. Renato Paiva optou por colocar uma equipe mais ofensiva em campo e sua tentativa de pressão deu certo. Artur cruzou, a bola passou por todo mundo e foi para o fundo das redes. 

Artur comemorando o gol do Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Artur comemorando o gol do Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

O Botafogo não fez um jogo perfeito, mas encontrou caminhos para sair com uma vitória importante, quebrou dois tabus importantes e ainda ganhou moral em um de seus últimos compromissos antes da Copa do Mundo de Clubes. 

Tags

Autor