Renovada, Seleção masculina estreia na VNL tentando mudar imagem negativa

Publicado em 09/06/2025 às 14:03
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Chegou a hora da Seleção masculina de vôlei estreiar na Liga das Nações (VNL). Sediando a primeira semana no ginásio do Maracanãzinho, o Brasil vai encarar Irã, Cuba, Ucrânia e Eslovênia nesta primeira etapa com um time renovado, recheado de jovens destaques da última Superliga. Sem Bruninho, Lucarelli deve ser o capitão da Seleção neste novo ciclo olímpico. A estreia brasileira será nesta quarta-feira (11), às 17h30min, diante do Irã.

Além de Lucarelli, Bernardinho vai contar com outros nomes experientes, como Alan, Cachopa, Flávio e Maique, além de jogadores que estiveram nas Olimpíadas de Paris 2024, como Darlan, Judson, Honorato, Adriano e Lukas Bergmann. A primeira escalação oficial de Bernardinho neste novo ciclo olímpico deve ter o levantador Cachopa, Darlan ou Alan na saída de rede, os centrais Judson e Flávio, os ponteiros Lucarelli e Adriano, além do líbero Maique, de volta à Seleção após ser cortado de Paris 2024.

Uma vitória na estreia da VNL contra o Irã vai ser fundamental para apagar a campanha negativa na última Olimpíada, quando o Brasil fez uma primeira fase ruim e acabou sendo eliminado nas quartas de final, ficando em 8º lugar na classificação geral – resultado histórico para o vôlei brasileiro. E para isso, o Brasil conta com, apesar de jovens, jogadores que já possuem rodagem no vôlei internacional.

+ Shai Gilgeous-Alexander comanda vitória do Thunder, que empata série contra os Pacers nas finais da NBA

Sistema de disputa:

A edição de 2025 da Liga das Nações (VNL) irá contar de forma inédita com 18 seleções. Cada seleção vai disputar 12 jogos ao longo de três etapas (semanas). A cada etapa, as 18 seleções irão se dividir em três grupos diferentes, com 6 seleções em cada. Com a tabela de classificação em formato de pontos corridos e grupo único, avançam para a fase final as oito melhores seleções da fase classificatória, além do anfitrião da fase final. Na fase final, as seleções se enfrentam em formato olímpico, 1º contra 8º, 2º contra 7º e assim por diante.

Confira a lista de inscritos da Seleção masculina na VNL:

No.Nome do atletaPosição
1AlanOposto
2PauloPonteiro
3PietroCentral
4ResleyLevantador
5Matheus G.Levantador
6AdrianoPonteiro
7MatheusCentral
8HonoratoPonteiro
9KuhnenCentral
10GuilhermeOposto
11JudsonCentral
12ThieryCentral
13LeonardoCentral
14FernandoLevantador
15MaiqueLíbero
16MaiconPonteiro
17AlexandreLíbero
18LucarelliPonteiro
19ArthurPonteiro
20L. BergmannPonteiro
21OppenkoskiOposto
22BielerLevantador
23FlavioCentral
24Leo LukasPonteiro
25ChizobaOposto
26PedrosaCentral
27VossCentral
28DarlanOposto
29StolbergLíbero
30PurezaLíbero

Entretanto, entre esses 30 nomes poderão ser utilizados apenas 14 a cada semana. Por enquanto Bernardinho convocou apenas os opostos Alan, Darlan, Chizoba, os levantadores Brasília, Cachopa e Rhendrick, os ponteiros Adriano, Arthur Bento, Honorato, Lucarelli, Lukas Bergmann, Maicon e Paulo, os centrais Flávio, Geovane Kuhnen, Judson, Léo Andrade, Matheus Pinta e Thiery, e os líberos Alê Elias e Maique para os treinamentos em Saquarema de preparação para a VNL.

Destes jogadores destaca-se a presença de Chizoba, Maicon, Thiery e Léo Andrade na nova Seleção masculina de vôlei. Os três últimos vêm sendo destaques da Superliga nas últimas temporadas, mostrando evolução, enquanto o primeiro é um dos principais opostos do Campeonato Francês e já esteve no radar de Renan Dal Zotto no último ciclo olímpico.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook e Instagram

Confira a tabela de jogos da Seleção masculina:

Primeira semana (Rio de Janeiro):

11/6 – 17h30min – Brasil x Irã

12/6 – 17h30min – Brasil x Cuba

14/6 – 10h – Brasil x Ucrânia

15/6 – 10h – Brasil x Eslovênia

Segunda semana (Chicago-EUA):

25/6 – 18h – Canadá x Brasil

26/6 – 18h – Brasil x China

28/6 – 18h – Brasil x Itália

29/6 – 18h – Brasil x Polônia

Terceira semana (Chiba-Japão):

16/7 – 00h – Argentina x Brasil

18/7 – 7h20min – Brasil x Japão

19/7 – 3h30min – Turquia x Brasil

20/7 – 2h30min – Alemanha x Brasil

Tags

Autor