WSL divulga chaveamento da etapa de Saquarema com dez brasileiros em ação

Clique aqui e escute a matéria
A WSL anunciou os confrontos da primeira fase da etapa de Saquarema. O Vivo Rio Pro tem janela aberta entre os dias 21 e 29 de junho e conta com dez surfistas brasileiros no páreo. A grande novidade do evento é a presença de Tatiana Weston-Webb, que está de volta à elite e vai disputar a prova como wildcard.
O ex-líder do ranking masculino Italo Ferreira abre as baterias e tenta se reerguer na temporada após um período conturbado. Ele defende o título da etapa conquistado em 2024 e busca manter a escrita de 100% de aproveitamento brasileiro na categoria em Itaúna.
O time da Brazilian Storm ainda conta com Alejo Muniz na segunda bateria, Yago Dora e Peterson Crisanto na terceira, o convidado Gabriel Klaussner na quarta, Miguel Pupo aparecendo na sexta e Filipe Toledo e João Chianca fechando a lista na oitava. Entre as mulheres, Tati enfrenta a atual campeã mundial Caitlin Simmers, enquanto Luana Silva luta por vaga no finals.
A etapa carioca deve ser palco para uma verdadeira batalha pela liderança da tabela da WSL, tanto entre os homens como para as mulheres. Yago Dora vem em uma arrancada fulminante em 2025 e colou de vez em Jordy Smith, líder do ranking. Kanoa Igarashi chega a Saquarema no melhor momento da carreira na WSL e Italo Ferreira ainda tem grandes chances de fechar o ano na ponta. Barron Mamiya é dúvida para o evento e pode perder sua vaga no Top 5 para um dos atletas que travam uma disputa acirrada pela quinta colocação após Saquarema: Ethan Ewing, Jack Robinson, Filipe Toledo e Griffin Colapinto. O grande destaque da primeira fase vai para o confronto entre Toledo, G. Colapinto e Chumbinho.
A categoria feminina também está aberta, mas existe uma maior concentração da briga pelo topo. Gabriela Bryan, Caitlin Simmers e Molly Picklum ocupam as três primeiras posições e são as principais candidatas a deixar Itaúna com a lycra amarela. Luana Silva, por sua vez, tem cerca de 10 mil pontos de desvantagem sobre Isabella Nichols (5ª do ranking) e precisa de mais de uma etapa para reverter a situação.
Categoria Masculina:
Italo Ferreira (BRA) x Connor O’Leary (JAP) x Seth Moniz (HAV)
Alejo Muniz (BRA) x Kanoa Igarashi (JAP) x Joel Vaughan (AUS)
Yago Dora (BRA) x Crosby Colapinto x Peterson Crisanto (BRA)
Jordy Smith (AFS) x Cole Houshmand (EUA) x Gabriel Klaussner (BRA)
Barron Mamiya (HAV) x Jake Marshall (EUA) x Alan Cleland (MEX)
Miguel Pupo (BRA) x Ethan Ewing (AUS) x Marco Mignot (FRA)
Jack Robinson (AUS) x Leonardo Fioravanti (ITA) x Rio Waida (IND)
Filipe Toledo (BRA) x Griffin Colapinto (EUA) x João Chianca (BRA)
Categoria Feminina
Bettylou Sakura Johnson (HAV) x Isabella Nichols (AUS) x Erin Brooks (CAN)
Gabriela Bryan (HAV) x Lakey Peterson (EUA) x Arena Rodriguez (PER)
Caitlin Simmers (EUA) x Tyler Wright (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA)
Molly Picklum (AUS) x Caroline Marks x Luana Silva (BRA)