UOL - O melhor conteúdo

Italo Ferreira planeja se aposentar após as Olimpíadas de 2028

Publicado em 21/06/2025 às 19:48
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O surfista medalhista olímpico Italo Ferreira já está construindo o roteiro dos próximos capítulos na carreira. Em entrevista ao sportv, o atleta explicou que vai seguir atuando até os Jogos Olímpicos de Los Angeles, marcados para julho de 2028, quando pretende defender o ouro conquistado em Tóquio. Para se classificar às Olimpíadas, Italo precisa ser um dos dois melhores brasileiros no ranking da WSL em 2027. Caso o planejamento se concretize, o surfista vai se afastar das competições aos 34 anos, idade considerada baixa para o padrão do surfe.

– Sem dúvida esse é o meu maior objetivo, conseguir mais uma medalha de ouro para finalizar a minha trajetória nesse esporte e no circuito. É algo grandioso, eu sei que tenho muito trabalho, até lá ainda quero ser campeão do mundo algumas vezes. As próximas Olimpíadas são o meu maior objetivo, seria uma honra encerrar uma carreira com mais uma medalha de ouro, e alguns títulos a mais na bagagem também. Para que depois eu possa só aproveitar a outra parte da vida, porque eu faço isso desde os 8 anos de idade, então tem um momento que você realmente quer aproveitar toda a estrutura que você construiu durante esse período, aproveitar um outro lado da vida – comentou Italo.

O período dos Jogos, no entanto, coloca uma interrogação na estratégia de Ferreira. A temporada 2026 da WSL vai se encerrar em dezembro e o cronograma deve se repetir em 2028. Com isso, Italo deixaria o surfe competitivo no meio do calendário do Championship Tour de 2028, fator que pode alterar o pensamento do surfista.

– Pode ser que lá na frente eu queira um pouco mais, ou possa dizer que não, está bom até aqui. Mas aí eu vou sentir, vou viver o momento. Creio eu que quando você planeja algo, um objetivo maior e você se dedica só àquilo, realmente fica mais fácil de você se entregar – explicou o competidor.

Atualmente, Italo Ferreira ocupa a 4ª colocação do ranking da WSL, posição que lhe garante a chance de disputar o título mundial em Fiji. O próximo evento do CT é em Saquarema e deve começar neste domingo (22). O potiguar, curiosamente, está escalado na primeira bateria do evento e deve entrar na água às 7h30 (Brasília) contra Connor O’Leary e Seth Moniz.

Tags

Autor