Brasil derruba invencibilidade da Turquia e fecha 2ª semana da VNL com 100%

Clique aqui e escute a matéria
A Seleção feminina de vôlei encerrou a segunda semana da Liga das Nações (VNL) neste domingo (22), contra a Turquia, em Istambul. Ana Cristina foi o principal destaque na vitória por 3 sets a 1, em parciais de 25/18, 23/25, 25/23 e 25/15. A ponteira anotou 26 pontos e ajudou o time brasileiro a encerrar a segunda semana com 100% de aproveitamento: 4 jogos, 4 vitórias e apenas dois sets perdidos.
Zé Roberto privilegiou as jogadoras que vinham atuando e manteve Gabi no banco na escalação inicial para o último confronto da segunda semana da VNL, com Macris de levantadora, a oposta Tainara, as centrais Diana e Julia Kudiess, as ponteiras Ana Cristina e Julia Bergmann, e a líbero Laís; no começo do primeiro set, Julia Kudiess acabou sendo sacada por Lorena, que terminou o jogo pelo Brasil. Por sua vez, Danielle Santarelli escalou a Turquia com a levantadora Ozbay, as ponteiras Karakurt e Baladin, a oposta Vargas, as centrais Kalac e Uyanik, e a líbero Orge.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook e Instagram
+ Pacers se recupera, domina OKC e vai decidir as finais da NBA no jogo 7
Com a vitória por 3 sets a 1, o Brasil ultrapassou a Turquia na tabela de classificação da VNL e ainda derrubou a invencibilidade das rivais na competição. Com 7 vitórias e 20 pontos conquistados, o Brasil assumiu a vice-liderança da VNL, atrás apenas da Itália, com uma vitória a mais.
1º set: Turquia 18 x 25 Brasil
O Brasil não tomou conhecimento da Turquia no primeiro set, jogando na casa do adversário, e administrou o placar com folga. A linha defensiva brasileira controlou bem o saque turco e assim Macris foi objetiva na distribuição das jogadas. Enquanto a virada de bola do time brasileiro fluiu, não foi o aconteceu do lado turco. Nesse embalo, Ana Cristina foi a principal definidora do Brasil na parcial com 6 acertos e as brasileiras levaram a melhor na primeira parcial.
2º set: Turquia 25 x 23 Brasil
O segundo set começou mais equilibrado, com a virada de bola da Turquia mais estável. Entretanto, o volume de jogo do Brasil destoou a partir da metade da parcial e quebrou a linha defensiva do rival. Nesse embalo, o ataque turco voltou a cair de rendimento e, por sua vez, as principais atacantes do Brasil levaram vantagem em cima do bloqueio do adversário. Contudo, na reta final do jogo, o Brasil tinha vantagem de quatro pontos no marcador, mas o ataque e saque turco voltaram a se acertar dentro de quadra. Assim, o bloqueio turco cresceu de rendimento, ainda mais com a entrada de Gunes, e as donas da casa conseguiram virar o set. Ana Cristina foi a maior pontuador da parcial com 8 acertos.
3º set: Turquia 23 x 25 Brasil
O terceiro set foi o mais disputado da partida, com o Brasil conseguindo se manter a frente do marcador, administrando a parcial. O saque foi a tônica da parcial, com as turcas conseguindo encostar no placar na metade do set, anulando o ataque brasileiro no sistema de bloqueio e saque. Na reta final da parcial, as duas equipes se alternaram a frente do marcador, com Ana Cristina e Vargas sendo os principais destaques no ataque. E a brasileira levou a melhor, chamando a responsabilidade no saque e finalizando o set com um ace. Lorena e Ana Cristina foram as maiores pontuadoras da parcial pelo Brasil com 4 acertos; a ponteira turca Yaprak anotou 7 e foi a maior pontuadora do set.
4º set: Turquia 15 x 25 Brasil
O Brasil corrigiu os erros cometidos nos sets anteriores e abriu vantagem no placar logo no começo da parcial. Zé Roberto escalou Gabi de titular na vaga de Tainara, mudando a formação tática para priorizar o sistema defensivo, e conseguiu anular o ataque turco. A líbero Laís foi outro destaque com defesas precisas e ajudou a fluir o contra-ataque brasileiro. Nesse embalo, Ana Cristina foi o nome do set mais uma vez, e com 6 acertos, foi a principal pontuadora da parcial, e ajudou o Brasil e fechar a partida.