UOL - O melhor conteúdo

Fifa encontra dificuldades para concluir investigação sobre caso de racismo contra Rüdiger

Publicado em 23/06/2025 às 14:45
Google News

Clique aqui e escute a matéria

A Fifa está encontrando dificuldade de concluir o suposto caso de racismo na partida entre Real Madrid e Pachuca, pela segunda rodada da Copa do Mundo. Na ocasião, o zagueiro alemão Antonio Rüdiger acusou Gustavo Cabral, capitão da equipe mexicana, de injúrias raciais em uma discussão em campo. 

Segundo o jornal “Marca”, após ter lido a súmula do árbitro do jogo, o brasileiro Ramon Abatti Abel e analisar o incidente, a Fifa entende que é difícil determinar o que aconteceu de fato. A entidade vê que foi um embate direto entre dois jogadores como sendo um empecilho para poder chegar em uma conclusão mais precisa. 

Discussão entre Rüdiger e Gustavo Cabral (Foto: Richard Pelham/Getty Images)

Apesar de não ter aplicado nenhuma punição, a entidade que comanda o futebol entende que o protocolo é seguido de forma correta pelo árbitro da partida. Após a queixa do defensor o brasileiro ativou o protocolo de injúria racial fazendo um “X” com os braços para que outras autoridades da partida estivessem cientes do que aconteceu. 

Punições em caso de racismo

Caso o racismo envolva torcedores que estejam presentes nas arquibancadas, o clube pode ser punido com multas que podem chegar até na casa dos cinco milhões de euros (R$ 31,6 milhões, na cotação atual). Além disso, a equipe pode sofrer dedução de pontos e ser excluída de uma competição.

Caso um jogador ou treinador tenha cometido injúria racial, ele será suspenso por no mínimo dez partidas ou um período específico de tempo. A punição também pode acontecer em situações que envolvam a dignidade ou integridade de um país. 

Tags

Autor