UOL - O melhor conteúdo

Kevin Durant reforça Houston Rockets em troca surpreendente com Phoenix Suns; entenda

Publicado em 23/06/2025 às 7:02
Google News

Clique aqui e escute a matéria

A NBA foi sacudida neste domingo (22) com uma das maiores movimentações da intertemporada: Kevin Durant está de saída do Phoenix Suns e será o novo astro do Houston Rockets. A troca bombástica, confirmada pela ESPN, envolve múltiplos ativos e será oficializada a partir do dia 6 de julho, quando o novo ano da liga começa.

Em troca de Durant, os Suns recebem Jalen Green, Dillon Brooks, a 10ª escolha do Draft da NBA de 2025 e cinco escolhas de segunda rodada — incluindo a 59ª deste ano, duas em 2026, uma em 2030 (via Celtics) e uma em 2032. A negociação representa uma reformulação completa nos planos de Phoenix, enquanto impulsiona Houston à condição de candidato ao título.

Aos 36 anos, Durant continua sendo um dos jogadores mais letais da liga. Na temporada passada, registrou médias de 26,6 pontos, 6,0 rebotes, 4,2 assistências e 1,2 tocos, com impressionantes 43% de aproveitamento nas bolas de três. Ele liderou a NBA em pontos por jogada de isolation e também foi o mais eficiente em arremessos de média distância (53,1%) e em movimento (50,9%). Agora, ele chega a um Rockets renovado, que já conta com talentos como Alperen Sengun, Amen Thompson e Fred VanVleet, sob o comando de Ime Udoka, com quem Durant tem uma forte relação desde os tempos de Brooklyn Nets e da Seleção dos EUA.

Durant, inclusive, celebrou a chegada a Houston durante o Fanatics Fest, em Nova York, onde foi surpreendido com a notícia no palco. “Foram semanas malucas, mas estou feliz que isso acabou. Admiro a liderança da equipe. Achei que seria uma boa adição”, disse ele à apresentadora Kay Adams. Segundo fontes, Houston era um dos três destinos preferidos do jogador, ao lado de Miami Heat e San Antonio Spurs. Ele ainda tem um ano de contrato no valor de US$54,7 milhões e estará elegível para uma extensão de dois anos após a oficialização da troca.

A chegada de Durant já alterou as perspectivas dos Rockets nas casas de apostas: as chances da equipe texana conquistar o título da NBA na próxima temporada saltaram de 18-1 para +850 na ESPN BET, atrás apenas do Oklahoma City Thunder (+220). Por outro lado, as chances dos Suns despencaram de 100-1 para 300-1.

Para o Phoenix Suns, a troca representa o início de uma nova fase. A franquia encerrou a temporada com 36 vitórias e 46 derrotas, ficando fora até do play-in, mesmo com a folha salarial mais cara da história da liga. Com a chegada de Green e Brooks, além de ativos valiosos para o futuro, a diretoria inicia uma reestruturação com foco em juventude e identidade competitiva.

Jalen Green, de 23 anos, foi a segunda escolha geral do Draft de 2021 e teve a melhor temporada da carreira em 2024-25: 21,0 pontos, 4,6 rebotes, 3,4 assistências e 35,4% de acerto nas bolas de três. Ele jogou os 82 jogos da temporada e converteu 234 bolas de três — maior número desde James Harden em 2019-20. Agora, se junta a Devin Booker, formando um backcourt explosivo e com grande potencial ofensivo.

Dillon Brooks, por sua vez, chega com status de líder defensivo e o melhor aproveitamento de três pontos da carreira (39,7%). Ele foi o terceiro jogador que mais marcou All-Stars na temporada, de acordo com dados da ESPN Research, e se encaixa na filosofia de “resistência e dureza” anunciada pelo dono Mat Ishbia como nova identidade dos Suns.

Durant deixa os Suns com a maior média de pontos da história da franquia (26,8) desde sua chegada em fevereiro de 2023. O astro também carrega em seu currículo dois títulos da NBA, um MVP de temporada regular (2014), quatro títulos de pontuação e seis seleções para o primeiro time All-NBA. Com 1.123 jogos disputados e médias de 27,2 pontos, 7,0 rebotes e 4,4 assistências na carreira, ele é presença certa no Hall da Fama.

“Eles queriam que eu saísse. Eles conseguiram o que queriam, e eu consegui o que queria. Podemos seguir em frente. Desejo boa sorte para eles”, afirmou Durant sobre sua saída de Phoenix. Agora, ele embarca em um novo capítulo da carreira, tentando levar Houston de volta ao topo da NBA — um lugar onde ele já esteve e sabe bem como chegar.

Tags

Autor