Flamengo x Bayern: Rubro-Negro tem retrospecto favorável contra times alemães

Clique aqui e escute a matéria
O chaveamento da fase mata-mata do Mundial de Clubes 2025 está definido. Dentre todos os grandes confrontos esperados nas oitavas de final da competição disputada nos Estados Unidos, o duelo Flamengo x Bayern Munique chama bastante a atenção não apenas do torcedores rubro-negros, mas também de todos os fãs da modalidade mais popular do planeta.
Depois de uma campanha de respeito da fase de grupos, superando o Chelsea (bicampeão da Champions League, em 2012 e 2021), o time treinado por Felipe Luís terá o desafio de encarar mais uma grande potência do futebol europeu. Gerado pela fria e calculista escola de futebol alemã, o Bayern é tido por muitos com o grande favorito para ser campeão do torneio. No entanto, terá de superar o retrospecto adverso de alemães contra o Flamengo ao longo da história.
Flamengo possui retrospecto positivo contra times da Alemanha

Quando entrar em campo às 17h (horário de Brasília) do próximo domingo (29), o Flamengo terá diante de si um dos adversários mais imponentes do Mundial. Com o desafio de parar Harry Kane, Joshua Kimmich, Kingsley Coman, Michael Olise e companhia, o time da Gávea precisará diminuir a sua taxa de erro a quase zero e contar com uma tarde inspirada de seus principais jogadores para bater o bicho-papão alemão.
Missão essa que já teve de realizar em outras ocasiões durante a sua vitoriosa história, conquistando um retrospecto bastante favorável. Desde 1954, quando enfrentou o Eintracht Frankfurt em um amistoso, o Rubro-Negro já fez 22 partidas contra equipes da Alemanha. Ao todo, possui 12 vitórias, contra sete empates e apenas três derrotas.
É certo que a maior goleada registrada desses confrontos pertence ao Velho Continente, quando o Stuttgart derrotou o time carioca em 1991 pelo placar elástico de 5 x 1, durante o Torneio de Berna, realizado na Suíça. Contudo, os 19 duelos invictos revelam certa superioridade do Time da Massa e até um ar de freguesia por parte dos europeus.
Confronto mais recente

Claro que a grande maioria dos jogos do Flamengo com times da Alemanha aconteceu no século passado, mas isso não exclui e nem diminui os feitos do Mais Querido. O cenário atual é outro, mas a vantagem ainda segue viva. No único duelo realizado do começo dos anos 2000 até hoje aconteceu na Flórida Cup de 2019, quando os cariocas venceram o mesmo Eintracht Frankfurt pelo placar de 1 x 0.
Na ocasião, o gol rubro-negro foi marcado por Jean Lucas, atleta revelado na base do próprio clube. O resultado ajudou o Flamengo a terminar como campeão da competição que também estava sendo realizado em solo norte-americano.