João Fonseca e Bia Haddad conhecem rivais em Wimbledon

Clique aqui e escute a matéria
João Fonseca, número 57 do mundo, conheceu seu adversário de estreia e o caminho para a disputa de Wimbledon que começa na segunda-feira no All England Club, em Londres.
O carioca de 18 anos, que joga a chave principal do torneio pela primeira vez e seu terceiro Grand Slam, estreia contra o velho conhecido britânico Jacob Fearnley, 51º, o qual já derrotou duas vezes este ano com virada no Masters 1000 de Indian Wells, e em dois sets na semifinal do challenger 125 de Camberra, na Austrália.
Se vencer, o brasileiro terá pela frente na segunda fase o holandês Tallon Griekspoor, cabeça de chave 31 e 34º do mundo, que fez oitavas de final em Roland Garros e que está na semifinal na grama de Mallorca, na Espanha, torneio ATP 250 disputado esta semana. Outro potencial rival é o americano Jenson Brooksby que encara Griekspoor e está na semifinal do ATP 250 de Eastbourne, na Inglaterra.
Caso alcance a terceira rodada, o dinamarquês Holger Rune, oitavo colocado, é potencial adversário. O nórdico estreia contra o sacador chileno Nicolas Jarry e a seguir terá Leaner Tien ou Nishsh Basavareddy, dois nomes do NextGen do tênis mundial.
Nas oitavas, Fonseca poderia cruzar com o americano Frances Tiafoe ou o tcheco Jiri Lehecka.
O brasileiro vem de terceira rodada no Aberto da França batendo Hubert Hurkacz, top 30, e caindo diante do quinto do mundo, Jack Draper. Ele venceu esta semana sua primeira partida nível ATP na grama em Eastbourne contra o top 50, o belga Zizou Bergs, e deu trabalho ao quinto do mundo, o americano Taylor Fritz nas oitavas de final.
Bia encara eslovaca
Eliminada por Jasmine Paolini nas quartas de final do WTA 500 de Bad homburg, na Alemanha, Bia Haddad Maia pode reencontrar a italiana quarta do mundo nas oitavas de final.
A brasileira, número 21 do mundo e que voltará ao top 20 na segunda-feira, estreia contra a eslovaca Rebeka Sramkova, 36ª colocada. São seis jogos entre as duas e quatro vitórias da brasileira que perdeu o último embate este ano em Mérida, no México, no meio da pior fase da brasileira nos últimos anos onde sofreu nove derrotas seguidas.
Se avançar, a paulistana terá pela frente a britânica Harriet Dart ou a húngara Dalma Gaufi na segunda rodada e na terceira fase a americana Amanda Anisimova, 13ª colocada, é a potencial rival de melhor ranking. Bia tem 2 a 1 abaixo no retrospecto, mas ganhou a última, em 2023.
Haddad Maia defende terceira rodada no All England Clube do ano passado. Em 2023 ela fez sua maior campanha com oitavas de final onde parou em Elena Rybakina, que vinha do título em 2022.
Paolini, por sua vez, finalista de 20245, estreia contra a letã Anastasja Sevastova e pode ter a tcheca Linda Noskova na terceira rodada. Do mesmo lado de Bia e Paolini para as quartas estão Jelena Ostapenko e Qinwen Zheng para possível duelo de quartas de final e Aryna Sabalenka ou Paula Badosa para possível embate nas semifinais.
Wimbledon começa na segunda-feira, 30, e vai até o domingo, 13 de julho.