Número 1 do ranking brasileiro e top 3 mundial, Vitória Marchezini revela segredo da ascensão meteórica

Clique aqui e escute a matéria
Aos 19 anos, Vitoria Marchezini é um verdadeiro fenômeno do esporte mundial. Número 1 do ranking brasileiro de beach tennis, a jovem, natural da cidade de Rolândia-PR, dominou o cenário nacional da modalidade e hoje já se destaca ocupando a 3ª posição na lista de melhores atletas da International Tennis Federation (ITF). Ao todo, já são 29 títulos para a prateleira de troféus da jogadora, sendo 14 junto da principal parceira na carreira, a também paranaense Sophia Chow.
Apaixonada pela prática esportiva desde a infância, a trajetória de Vitória no Beach Tennis começou no final de 2017, quando ainda tinha 11 anos. No início, tudo surgiu como uma brincadeira junto à família do pai, mas logo tomou grandes proporções e alçou a carreira da garota nos principais campeonatos da modalidade espalhados pelo país. Chegou a dividir boa parte do seu tempo com o vôlei, mas no fim o coração falou mais alto pelo esporte da raquete.
“A partir do momento em que me tornei uma atleta profissional, pude aprender muito a respeito de concentração e desempenho. Tenho certeza de que isso foi fundamental e influenciou diretamente em todo o trabalho que realizei até aqui. Apesar de ser nova, sempre pude mostrar que consigo atuar bem diante de atletas mais experientes e impor o meu jogo”, revela Vitória Marchezini.

Depois do sucesso jogando em categorias amadoras, foi convidada para o primeiro campeonato como profissional, que aconteceu em Navegantes, no Estado de Santa Catarina, exatamente na época em que ganhou pela primeira vez o seu próprio equipamento e assinou o patrocínio junto à Mormaii Fitness, marca que a acompanha até os dias atuais.
Apesar da pouca idade, Marchezini já possui um currículo invejável, tendo entre as principais conquistas três troféus de BT50, um de BT100, e nada menos do que 13 triunfos de BT200. Em 2023, ganhou três BT400, além do Campeonato Pan-Americano de Beach Tennis, conquista que se repetiu em no ano seguinte. No último final de semana, se tornou bicampeã do Sand Series Brasília, chegando ao 29º título na carreira.
“Essa é a diferença para mim. Nos momentos mais importantes eu consigo manter a calma e continuar focada no meu objetivo. Quando eu estou dentro de quadra, a única coisa na qual eu mantenho a minha atenção é no resultado que preciso obter”, conclui a jogadora.
A atleta mais nova entre as 10 melhores do mundo no Beach Tennis, Vitoria soma 4236 pontos no ranking da ITF, ao lado da própria Sophia Chow, com a mesma pontuação. As atuais donas da 1ª posição são as italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, com 5860. No entanto, no ritmo em que Marchezini se encontra, a estrela brasileira não deve demorar muito para alcançar o topo.