UOL - O melhor conteúdo

Brasil bate Itália no tie-break e mantém liderança da VNL

Publicado em 29/06/2025 às 7:01
Google News

Clique aqui e escute a matéria

A Seleção masculina de vôlei encarou a Itália neste sábado (28) pelo penúltimo jogo da segunda semana da Liga das Nações (VNL), em Chicago (EUA), e em jogo equilibrado, contou com participação decisiva de Alan no ataque, maior pontuador do jogo com 31 acertos, para vencer o rival por 3 sets a 2 (25/18, 18/25, 33/31, 17/25 e 15/13) e manter a liderança isolada da VNL.

1º set: Brasil 25 x 18 Itália

O primeiro set teve domínio absoluto do Brasil. Bernardinho escalou a Seleção com Cachopa, Alan, Honorato, Lukas Bergmann, Judson, Flávio e o líbero Maique. O Brasil começou o jogo apostando no saque agressivo, tendo assim mais volume de jogo e levando vantagem nos contra-ataques. Assim, os brasileiros conseguiram levar o set inicial por 25 a 18. Alan foi o principal pontuador com 5 acertos, mesmo número de Romanó pela Itália.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook e Instagram

+ Dia Nacional do vôlei: Zé Roberto e Bernardinho constroem ídolos

2º set: Brasil 18 x 25 Itália

No segundo set, foi a vez da Itália devolver o mesmo placar do primeiro set. Com Giannelli fazendo boa distribuição e o bloqueio marcando as principais jogadas de ataque do Brasil, a Itália conseguiu abrir vantagem no marcador e assim administrou o jogo com bom aproveitamento da virada de bola. Romanó foi o principal pontuador da parcial com 5 acertos, enquanto Alan anotou 4 pelo Brasil.

3º set: Brasil 33 x 31 Itália

O terceiro set parecia que seria uma repetição da segunda parcial, com a Itália dominando desde o início, sendo superior nos saques e no sistema defensivo. Entretanto, o Brasil conseguiu equilibrar a partida na metade da parcial e foi buscar o set com Alan sendo decisivo no saque e nos ataques. Com as duas seleções disputando ponto a ponto a reta final, o Brasil aproveitou os erros italianos e fechou a parcial em 33 x 31. Alan anotou 15 acertos e foi o principal pontuador da parcial, com Romanó anotando 7.

4º set: Brasil 17 x 25 Itália

Depois de levar a virada no terceiro set, a Itália não titubeou na quarta parcial e começou jogando de forma agressiva no saque e assim tendo mais volume de jogo no sistema defensivo e de bloqueios. Assim, Giannelli conseguiu desafogar o ataque italiano e colocou Michieletto no jogo, virando bolas decisivas ao lado de Romanó. Por sua vez, o ataque brasileiro caiu de rendimento com a linha de passe fragilizada pelo saque potente dos rivais. Nesse embalo, a Itália conseguiu aplicar 25 a 17 e levou a partida ao tie-brake. Michieletto foi o principal pontuador da parcial com 6 acertos, enquanto Flávio anotou 3 pelo lado brasileiro e foi o principal desafogo de Cachopa.

5º set: Brasil 15 x 13 Itália

No tie-break, o Brasil encurralou a Itália através do saque, principalmente com Flávio no flutuante. Desestabilizando a recepção do adversário, Cachopa foi objetivo e consagrou Alan no ataque. O oposto voltou a ser o principal destaque do Brasil, que ainda contou com participação decisiva de Maique no fundo de quadra. Nesse embalo, o Brasil administrou o jogo e venceu o set desempate por 15 a 13.

Tags

Autor