João Fonseca alcança a terceira rodada de Wimbledon

Clique aqui e escute a matéria
João Fonseca, número 54 do mundo, segue adiante no torneio de Wimbledon e, nesta quarta-feira, garantiu vaga na terceira rodada do Grand Slam disputado sobre o piso de grama e mais tradicional evento do esporte.
O carioca derrotou o americano Jenson Brooksby, 101º e finalista semana passada na grama de Eastburne, na Inglaterra, por 3 sets a 1 com parciais de 6/4 5/7 6/2 6/4 após 3h13min de duração na quadra 12 do All England Club, em jogo que começou duas horas atrasado por conta da chuva em Londres.
Fonseca quebra um jejum de 15 anos do tênis brasileiro sem ir à terceira rodada do evento, desde Thomaz Bellucci em 2010 (perdeu para Robin Soderling).
O jovem de 18 anos e 11 meses iguala seu melhor resultado em Grand Slams onde parou na terceira rodada de Roland Garros e tenta de forma inédita uma vaga nas oitavas de final do torneio que foi ocupada pela última vez em 2002 por Saretta e por André Sá que parou nas quartas de final.
Para conseguir tal feito precisará derrotar o chileno Nicolas Jarry, ex-top 20 e atual 143º, algoz do oitavo do mundo, o dinamarquês Holger Rune, que passou na segunda rodada em sets diretos pelo americano Learner Tien. Este jogo ocorrerá na sexta-feira.
O duelo
Os tenistas começaram confirmando seus primeiros saques, até que no quinto game, João pressionou e abriu vantagem no game de Brooksby, conseguindo a quebra de saque. O brasileiro ainda salvou dois break-points quando sacou em 4-3 e se manteve firme para fechar a parcial em seu serviço.
No segundo set, Fonseca teve chance de quebrar o rival logo no primeiro game, mas o americano salvou. Os tenistas seguiram confirmando seus serviços e quando sacou em 4-5, João conseguiu salvar dois set-points, com ótimos saques, mas não resistiu dois games depois quando sacou em 5-6 e viu Brooksby abrir 15-40 e conseguir a quebra na segunda chance, fechando o set.
Na terceira parcial, o brasileiro começou com tudo e já quebrou duas vezes o americano, abrindo 3-0 e saque. Brooksby até reagiu, devolvendo uma das quebras, mas João recuperou o bom nível e quebrou novamente no 4-2 e sacou com personalidade para fechar com 6/2.
No quarto set o carioca teve um 0/40 nao aproveitado e precisou batalhar pata manter o serviço. A quebra foi conquistada após longo quinto game. Ele abriu 4 a 2 e teve chances de ampliar o placar no sétimo game, mas o adversário se safou. No game seguinte o brasileiro vacilou, foi quebrado, mas uniu forças para romper de novo e fechar a partida por 6/4 salvando breaks no último game.