WSL: oitavas de final na África do Sul definidas com confronto brasileiro

Clique aqui e escute a matéria
O segundo dia da etapa da WSL em Jeffreys Bay, na África do Sul, teve muita ação ao longo do sábado (12). As oitavas de final masculinas e quartas femininas foram definidas e apenas quatro brasileiros seguem vivos no evento. Os 9 primeiros homens do ranking se garantiram na disputa pelo título em J-Bay e a briga por vagas no Finals segue a todo o vapor.
Yago Dora brilhou no início do dia, conquistando uma nota 9.33 para avançar direto no primeiro round. Depois, o líder Jordy Smith surpreendeu negativamente e teve que disputar a repescagem. No entanto, respondeu em grande estilo e recebeu 9.43 pontos para escapar da eliminação.
Filipe Toledo foi o segundo brasileiro a se garantir nas oitavas ao vencer a fase de abertura. Na repescagem, Miguel Pupo perdeu para o francês Marco Mignot e foi eliminado. Italo Ferreira, por sua vez, dominou o local Matthew McGillivray e escapou da derrota precoce. João Chumbinho sofreu, mas venceu Joel Vaughan em uma bateria marcada por muita tensão e atraso. Após o cronômetro zerar, os juízes demoraram para definir o resultado, que só foi anunciado depois de longos minutos de expectativa.
A única brasileira no evento, Luana Silva não se encontrou no pico de Jeffreys Bay e caiu na repescagem contra Caroline Marks. O resultado dificulta a chance da atleta na briga por uma vaga no Finals, mas Lulu está garantida na elite da WSL em 2026 e surfa sem pressão.
Oitavas definidas:
Yago Dora (BRA) x João Chumbinho (BRA)
Jack Robinson (AUS) x Leo Fioravanti (ITA)
Kanoa Igarashi (JAP) x Crosby Colapinto (EUA)
Griffin Colapinto (EUA) x Cole Houshmand (EUA)
Jordy Smith (AFS) x Marco Mignot (FRA)
Filipe Toledo (BRA) x Barron Mamiya (HAV)
Italo Ferreira (BRA) x Connor O’Leary (JAP)
Ethan Ewing (AUS) x Jake Marshall (EUA)