Flamengo hoje: Landim é cobrado, futuro de David Luiz e atualizações sobre a Copa do Brasil
O Mengão segue com seus treinamentos enquanto a Data FIFA não termina e só tem compromisso marcado para o dia 17 de outubro, próxima quinta-feira.
O Mengão aguarda a próxima semana para enfrentar o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro. O clássico está marcado para o dia 17 de outubro, no Maracanã, às 20h.
Até lá, o Rubro-Negro seguirá apenas com treinamentos normais devido à Data FIFA e não terá nenhum jogo nesse período.
Mesmo sem partidas agendadas, o Blog do Torcedor reúne as principais notícias do dia. Confira a seguir!
Landim é cobrado
A política interna do Flamengo está em ebulição com a proximidade das eleições presidenciais.
Nesta sexta-feira (11), todos os presidentes de Poder do clube formalmente notificaram Rodolfo Landim, atual presidente, por assumir despesas não previstas no orçamento para a próxima temporada.
Razões da Notificação
Os presidentes argumentam que Landim tem feito ou pretende fazer gastos, inclusive no futebol e patrimônio, que violam o artigo 145 do Estatuto Social.
O artigo proíbe o aumento de despesas com pessoal ou a criação de novas obrigações financeiras nos 180 dias anteriores ao término do mandato, a não ser que haja caixa suficiente para cobri-las.
Além disso, o documento ressalta que, a pouco mais de dois meses para o fim do mandato, Landim precisa prestar contas sobre o orçamento e o saldo financeiro do clube.
Caso contrário, poderá ser responsabilizado por comprometer a saúde financeira do Flamengo.
Outro Motivo da Notificação
Além de ultrapassar o orçamento, Landim teria assumido despesas fora do prazo estipulado pelo estatuto, o que pode infringir normas do clube.
Leia também: Flamengo hoje: Hugo Souza vendido, Manchester United de olho em jogador e Luiz Araújo recusa proposta milionária
Futuro de David Luiz
David Luiz, atualmente a quarta opção na zaga do Flamengo, atrás de Léo Ortiz, Léo Pereira e Fabrício Bruno, tem contrato com o clube até dezembro de 2024.
A diretoria, sob o comando de Rodolfo Landim, decidiu não discutir sua renovação de contrato durante esta gestão.
Assim, a decisão sobre o futuro do zagueiro ficará para o próximo presidente, que será eleito em 9 de dezembro.
Entre os cinco candidatos estão Rodrigo Dunshee (apoiado por Landim), Luiz Eduardo Baptista (BAP), Maurício Gomes de Mattos (MGM), Wallim Vasconcellos e Pedro Paulo.
Com 30 jogos na temporada, sendo 24 como titular e dois gols no Brasileirão, David Luiz também exerce uma liderança importante no grupo, atuando como conselheiro para os jogadores, o que pode pesar a favor de uma possível renovação.
Atualizações da Copa do Brasil
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou nesta sexta-feira (11) os pedidos de Vasco e Corinthians para alterar as datas das semifinais da Copa do Brasil.
Mesmo com as argumentações dos clubes, o STJD manteve os jogos para os dias 19 e 20 de outubro.
O CASO
Inicialmente, a CBF havia marcado os jogos para o dia 17 de outubro. Porém, Flamengo e Atlético-MG solicitaram a alteração, devido à Data FIFA, que poderia causar desfalques.
A CBF aceitou o pedido e reagendou os jogos para 19 e 20 de outubro. Incomodados com a mudança, Vasco e Corinthians recorreram ao STJD, mas tiveram o pedido rejeitado.