Eleição do Flamengo: Quem ganhou? Confira o resultado da apuração
O próximo presidente terá como missão dar continuidade ao crescimento do Flamengo, que nos últimos anos tem sido referência no futebol sul-americano
O Flamengo teve um dia decisivo para o futuro de sua administração. Nesta segunda-feira (9), os sócios do clube votaram para eleger o novo presidente, que comandará o Rubro-Negro no triênio 2025-2027. Após apuração, Luís Eduardo Baptista, o Bap, venceu com 1.731 votos.
O novo mandatário, que é do grupo da oposição, toma posse em 18 de dezembro.
Candidato da situação, Rodrigo Dunshee teve 1.163 votos. O outro candidato da oposição, Maurício Gomes de Mattos, teve 363 votos.
O pleito aconteceu no ginásio Hélio Maurício, na sede da Gávea, no Rio de Janeiro.
Votos de cada chapa
Três chapas que disputaram a presidência:
- Chapa 1 - "Raça, Amor e Gestão": Encabeçada por Luiz Eduardo Baptista, o Bap, com Flávio de Araújo Willeman como vice. - 1.731 votos
- Chapa 2 - "Mengão Maior": Representada por Maurício Roberto Gomes de Mattos, tendo Wellington Geraldo Silva como vice. - 363 votos
- Chapa 3 - "Uni-Fla": Liderada por Rodrigo Dunshee de Abranches, atual vice-presidente geral do Flamengo, com Marcos Bodin de Saint-Ange Comnene como vice. - 1.166 votos
Como funciona a eleição do Flamengo?
Para conquistar a presidência, era preciso obter a maioria simples dos votos. No entanto, a quantidade de votos recebida também impacta a formação dos Conselhos.
Caso a chapa vencedora alcançasse mais de 80% dos votos, ela garantirá 100% das cadeiras nos Conselhos Deliberativo e de Administração, deixando a oposição sem representação.
Se o percentual fosse inferior a 80%, o que foi o caso, a chapa eleita ficaria com 80 cadeiras no Conselho Deliberativo e 72 no Conselho de Administração, enquanto a chapa derrotada terá direito a 20 e 18 cadeiras, respectivamente.
Em situações de empate, o critério de desempate seria o tempo de associação do candidato.
Vitória de Bap logo cedo
A eleição começou de manhã cedo e já nas bocas de urna era possível ver que Bap iria vencer. Ao longo do dia, ele sempre apareceu na frente. A eleição ocorreu em clima tranquilo, sem maiores intercorrências.