F1: Na pole position, Leclerc tenta quebrar "maldição" em Mônaco
Mais uma vez, o piloto monegasco tem a oportunidade de vencer maré de azar e tentar vitória em casa
Em 2024, o Grande Prêmio de Mônaco chega à marca de 70 GPs no circuito de rua mais tradicional da categoria.
Em 74 anos, o único monegasco a subir ao pódio foi Louis Chiron, que ficou em terceiro lugar em 1950.
Por ser um circuito estreito, as ultrapassagens não são fáceis, colocando o pole position como favorito. Entretanto, Charles Leclerc é uma exceção.
Na Fórmula 1 desde 2018, essa é a terceira vez que o piloto larga na primeira posição em casa, mas nunca conseguiu converter uma pole em vitória, muito menos em pódio.
VEJA TAMBÉM: Quantas corridas Leclerc venceu na carreira? Relembre números
Seja azar, maldição ou incompetência, Leclerc tem mais uma oportunidade neste domingo (26) de superar o que quer que lhe mantenha longe da vitória no quintal de casa.
Histórico de Charles Leclerc em Mônaco
No seu ano de estreia na Fórmula 1, correndo pela Sauber em posição razoável (12º), Leclerc perdeu os freios do carro e arrebentou a traseira de Brendon Hartley, tirando os dois da competição.
Já em 2019, o monegasco nem teve chances de sonhar com a vitória: vivendo uma das piores fases da Ferrari, Leclerc largou apenas em 15º. Após uma série de problemas no carro, o piloto abandonou a corrida.
Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp
Em 2021, após conquistar a pole position pela primeira vez em casa, Charles Leclerc nem chegou a largar após um problema no motor Ferrari, impossível de ser consertado a tempo.
A primeira vez que o piloto da Ferrari conseguiu concluir uma corrida no circuito de Mônaco foi em 2022, quando, após largar na pole position, teve a melhor oportunidade de conquistar um pódio em casa, mas foi atrapalhado por um pit stop errado da equipe.
Já em 2023, o piloto que largaria em terceiro, perdeu posições após uma punição por impedir Lando Norris no treino classificatório, e largou em 6º, mesma posição que terminou a corrida.
Na ocasião, o atual campeão do mundo, Max Verstappen, seguiu as previsões de favoritismo, convertendo a pole position em vitória no principado.
Dessa vez, Charles Leclerc tem uma nova oportunidade de conquistar um pódio, ou quem sabe ainda uma vitória, e fazer história em seu país natal.
Onde assistir o GP de Mônaco?
Como a maioria dos circuitos europeus, a corrida em Mônaco começa às 10h da manhã deste domingo.
As corridas da Fórmula 1 têm transmissão exclusiva da Band no Brasil. A emissora, além de transmitir em canal aberto, também disponibiliza as corridas ao vivo no site e no aplicativo Bandplay.
A transmissão internacional fica por conta da F1TV, que pode ser acessada a partir de uma assinatura.