F1: Alpine decide punição de Ocon e piloto deixará equipe
Acidente com Gasly em Mônaco custou caro para o francês
Apesar de não termos tido corrida, o fim de semana foi bastante movimentando na Fórmula 1, ao menos nos bastidores da Alpine, ainda repercutindo o acidente envolvendo seus dois pilotos Esteban Ocon e Pierre Gasly em Mônaco, causado por uma imprudente tentativa de ultrapassagem do primeiro.
Ainda durante a corrida, Bruno Famin, chefe da equipe, declarou, em entrevista ao canal oficial da Fórmula 1, que haveriam consequências pela imprudência de Ocon, que acabou tirando-o da corrida e quase fazendo o mesmo com o carro do seu companheiro de equipe, "salvo" pela bandeira vermelha.
Ao longo da semana, muito se especulou sobre qual seria a consequência escolhida pela Alpine para ser aplicada a Ocon.
A emissora britânica SkySports chegou a informar que a equipe estudava suspender o piloto do GP do Canadá, mas, a decisão de fato é ainda mais grave para o francês que esta na equipe desde 2020, quando ainda corria sob a marca da Renault.
Alpine anuncia saída de Ocon da equipe ao fim da temporada 2024
Em anúncio feito nesta manhã, a Alpine confirmou a saída de Esteban Ocon da equipe ao fim da temporada 2024.
O baixo desempenho do piloto, que justiça seja feita, se deve também ao carro, e sua dificuldade em atuar em equipe com Gasly, com quem tem uma rixa histórica, com o incidente em Mônaco sendo a gota d'água, culminaram na decisão da equipe e neste anúncio precoce, antes mesmo da pausa de meio de temporada.
Vencedor de uma corrida, na Hungria em 2021, Ocon é tido como um bom piloto, mas não um que possa brigar pelo título. Com a saída da Alpine, seu futuro na categoria é incerto e o mesmo pode ficar sem um assento em 2025.
Do outro lado da coisa, a Alpine fica com um lugar vago, que pode ser preenchido por vários pilotos de qualidade, seja os que estão em fim de contrato com suas equipes, como Carlos Sainz, Sergio Pérez e Daniel Ricciardo, ou novatos, como Kimi Antonelli, Oliver Bearman, Felipe Drugovich e Liam Lawson.