F1: Saiba quem foi Lella Lombardi, a única mulher a pontuar na Fórmula 1

Desafiando os estereótipos, a piloto virou um símbolo de inspiração e abriu caminhos para outras mulheres seguirem seus sonhos no automobilismo

Publicado em 20/06/2024 às 19:01

Embora o grid da Fórmula 1 ainda não conte com a presença feminina, a história da categoria já foi marcada por grandes mulheres. Uma delas, sem sombra de dúvidas, é a italiana Lella Lombardi, a primeira e única piloto a pontuar na competição.

Conquista histórica

Em 1975, durante o Grande Prêmio da Espanha, Lella, aos 34 anos, alcançou um feito histórico a bordo de um March-Cosworth #10. Naquela época, apenas os seis primeiros colocados recebiam pontos, e Lella conquistou o sexto lugar, somando 1 ponto.

No entanto, a prova foi interrompida antes dos 2/3 da distância total por conta de um grave acidente envolvendo o piloto Rolf Stommelen, da Lola-Ford. Cinco pessoas perderam a vida no acidente, e o próprio Stommelen, que sobreviveu, faleceu anos depois em outro acidente também causado por falha no aerofólio de seu carro.

Devido à interrupção da corrida espanhola, a pontuação foi reduzida à metade, e os 1 ponto de Lella se tornaram 0,5.

A conquista de Lella foi notável, não apenas por ser mulher em um ambiente predominantemente masculino, mas também por seu talento e determinação. Antes da Fórmula 1, ela já havia competido em categorias como turismo, Fórmula Ford e Fórmula 3, todas na Itália.

Um legado eterno

Ao longo de sua carreira, Lella Lombardi disputou 12 GPs e infelizmente em, 1992, aos 50 anos, faleceu em decorrência de um câncer. Sua história, porém, permanece viva como um símbolo de pioneirismo e inspiração para as mulheres que sonham em seguir carreira no automobilismo.

Tags

Autor