F1: Saiba quem foi Lella Lombardi, a única mulher a pontuar na Fórmula 1

Desafiando os estereótipos, a piloto virou um símbolo de inspiração e abriu caminhos para outras mulheres seguirem seus sonhos no automobilismo

Publicado em 20/06/2024 às 19:01

Embora o grid da Fórmula 1 ainda não conte com a presença feminina, a história da categoria já foi marcada por grandes mulheres. Uma delas, sem sombra de dúvidas, é a italiana Lella Lombardi, a primeira e única piloto a pontuar na competição.

Conquista histórica

Em 1975, durante o Grande Prêmio da Espanha, Lella, aos 34 anos, alcançou um feito histórico a bordo de um March-Cosworth #10. Naquela época, apenas os seis primeiros colocados recebiam pontos, e Lella conquistou o sexto lugar, somando 1 ponto.

No entanto, a prova foi interrompida antes dos 2/3 da distância total por conta de um grave acidente envolvendo o piloto Rolf Stommelen, da Lola-Ford. Cinco pessoas perderam a vida no acidente, e o próprio Stommelen, que sobreviveu, faleceu anos depois em outro acidente também causado por falha no aerofólio de seu carro.

Devido à interrupção da corrida espanhola, a pontuação foi reduzida à metade, e os 1 ponto de Lella se tornaram 0,5.

A conquista de Lella foi notável, não apenas por ser mulher em um ambiente predominantemente masculino, mas também por seu talento e determinação. Antes da Fórmula 1, ela já havia competido em categorias como turismo, Fórmula Ford e Fórmula 3, todas na Itália.

Um legado eterno

Ao longo de sua carreira, Lella Lombardi disputou 12 GPs e infelizmente em, 1992, aos 50 anos, faleceu em decorrência de um câncer. Sua história, porém, permanece viva como um símbolo de pioneirismo e inspiração para as mulheres que sonham em seguir carreira no automobilismo.

Chama no Zap!

Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp

ENTRAR NO CANAL DO WHATSAPP

Tags

Autor