F1: Confira a previsão do tempo para o GP da Áustria
Os pilotos e equipes precisarão se adaptar rapidamente às mudanças de condições e tomar decisões estratégicas para conquistar a vitória no circuito
A Fórmula 1 desembarca na Áustria neste fim de semana para mais um emocionante capítulo da temporada de 2024, e o clima promete ser um dos protagonistas da disputa no Red Bull Ring. Sol e calor intenso estão previstos, mas a possibilidade de pancadas de chuva no domingo, dia da corrida, adiciona um elemento extra de incerteza à prova.
Ao longo do fim de semana, as temperaturas devem girar em torno dos 30°C, com sexta-feira e sábado (treinos classificatórios e corrida Sprint) secos e ensolarados. No entanto, a região central da Europa é conhecida por sua instabilidade climática, e tempestades atingiram o norte da Itália nos últimos dias, aumentando a chance de precipitações também na Áustria.
No domingo, a previsão indica a possibilidade de temporais em Tirol, Salzburg e Spielberg, onde se encontra o circuito Red Bull Ring. A temperatura deve se manter na casa dos 30°C, criando um cenário desafiador para os pilotos e equipes.
O vento não será um fator determinante durante o fim de semana, mas mudará de direção. Na sexta-feira, soprará de sudoeste, o que significa vento contra na freada da curva 4. No sábado, muda para noroeste, criando vento a favor no grampo da curva 3. Já no domingo, o vento nordeste trará resistência na freada da curva 1.
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Gerenciamento do calor e pneus serão cruciais
Um ponto crucial para as equipes será a gestão da temperatura da pista e do sistema de arrefecimento dos carros para lidar com o calor extremo. Com a pista podendo chegar a temperaturas entre 50°C e 60°C, cuidar dos pneus C3, C4 e C5 da Pirelli será essencial. Encontrar um equilíbrio entre refrigeração e resistência aerodinâmica será fundamental para o sucesso na corrida.
Desafio aerodinâmico no Red Bull Ring
Reduzir o arrasto aerodinâmico também será crucial para a configuração dos carros no Red Bull Ring. No entanto, abrir as entradas de ar para controlar a temperatura aumenta o arrasto.
Pouco arrasto tornaria o carro mais veloz nas retas, mas pouca refrigeração pode comprometer o desempenho geral na corrida e as equipes precisarão encontrar o equilíbrio ideal para garantir performance e confiabilidade ao longo da prova.