F1: Verstappen teme acomodação da Red Bull e cobra ritmo acelerado de atualizações

Líder no campeonato, piloto holandês se preocupa com desenvolvimento e melhora das equipes rivais durante as últimas corridas da temporada

Publicado em 10/07/2024 às 18:48

Max Verstappen pode ter visto sua liderança no Mundial de Pilotos da Fórmula 1 aumentar nas últimas corridas, mas o tricampeão mundial não esconde sua apreensão com o ritmo de desenvolvimento da Red Bull. Para o holandês, a equipe precisa se manter em constante evolução para evitar ser ultrapassada por Mercedes, McLaren e Ferrari na briga pelo título.

No GP da Inglaterra, realizado no último domingo (7), Verstappen cruzou a linha de chegada na segunda posição. Apesar do resultado positivo, o piloto admitiu que a performance do RB20 não o deixou satisfeito.

"O fim de semana foi um pouco imprevisível, estávamos testando algumas coisas com o carro", disse ele ao portal RacingNews365. "Se não tivéssemos sofrido danos no assoalho, eu definitivamente estaria na briga pela pole, o que é positivo, mas precisamos continuar nos esforçando.”

Cobrança por atualizações

Verstappen destaca a necessidade de a Red Bull manter o ritmo de atualizações no RB20. "Precisamos continuar trazendo novidades. Sei que elas virão e espero que sejam melhores do que as atualizações das outras equipes", afirmou.

O holandês também revela seu receio de que a equipe se acomode na liderança e deixe de buscar o máximo de desempenho. "Eu me recuso a acreditar (que não conseguimos encontrar mais desempenho)", disse ele. "Estou confiante de que todos na fábrica estão se esforçando ao máximo para tentar trazer um pouco de desempenho ao carro, mas claramente há muitas pessoas inteligentes em outras equipes que também estão fazendo a mesma coisa.”

Desvantagem em testes e regras em foco

No dia 30 de junho, a tabela que define o tempo disponível para cada equipe desenvolver seus carros foi atualizada. A Red Bull, líder do Mundial de Construtores, ficou em desvantagem em relação às rivais, enquanto a Mercedes, quarta colocada, foi a grande beneficiada. Verstappen lamentou a situação, mas reconheceu a importância das regras para equilibrar a disputa.

"Naturalmente, sempre ajudaria ter mais tempo, mas é assim que as regras funcionam para tentar desacelerar o time vencedor. Sinceramente, quando você está entre os que correm atrás, fica feliz que seja assim, e claro, quando você está na equipe que lidera o campeonato e vê as rivais se aproximando durante a temporada, gostaria que fosse diferente. Mas é assim que as regras são escritas, todos concordam e você tem de seguir em frente", finalizou.

F1: Quem vai ser o campeão mundial de pilotos?

Tags

Autor