F1: Red Bull questiona legalidade de freios da McLaren e faz denúncia à FIA
Se a infração for comprovada, a McLaren pode sofrer penalidades, como perda de pontos ou desclassificação das corridas em questão
Em busca de explicações para a recente queda de performance, a Red Bull questiona a legalidade dos freios utilizados pela McLaren na Fórmula 1. A suspeita, levantada pela revista alemã Auto, Motor und Sport, é de que a equipe britânica tenha criado um canal extra de refrigeração nos discos de freio, obtendo uma vantagem indevida.
A polêmica gira em torno de furos nos discos de freio da McLaren. Segundo o regulamento da FIA, esses furos podem ser utilizados para a coleta de dados durante os treinos livres, mas devem ser fechados a partir do sábado. A Red Bull alega que a McLaren não teria seguido essa regra em algumas corridas, obtendo um melhor desempenho, especialmente com pneus usados.
Investigação em andamento
Diante das suspeitas, a Red Bull apresentou uma reclamação formal à FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que já inspecionou os carros da McLaren nas últimas corridas e constatou que os furos estavam fechados, de acordo com as regras. No entanto, a investigação continua para determinar se a equipe britânica obteve uma vantagem ilícita e se isso influenciou os resultados das corridas.
Desempenho da McLaren
A questão central reside no desempenho da McLaren com pneus usados. Em algumas corridas, a equipe britânica apresentou um desempenho superior com pneus usados, algo que não era observado anteriormente. A Red Bull acredita que essa melhora pode estar relacionada à suposta irregularidade nos freios.
O caso ainda está em desenvolvimento e as investigações continuam. A decisão final sobre a legalidade dos freios terá um impacto significativo no campeonato e no futuro das equipes na Fórmula 1.
F1: Quem vai ser o campeão mundial de pilotos?