Fórmula 1: Confira 5 pilotos que foram desclassificados após ganhar uma corrida
Essas situações demonstram como as regras técnicas podem ter um impacto significativo nos resultados das corridas e gerar grandes polêmicas
A Fórmula 1 é um esporte repleto de emoções, rivalidades e, infelizmente, também de controvérsias. Ao longo dos anos, diversos pilotos tiveram suas vitórias tiradas após serem desclassificados por infrações técnicas. Recentemente, George Russell se juntou a uma lista de nomes históricos ao perder a vitória no GP da Bélgica de 2024 por ter um carro abaixo do peso.
Mas Russell não está sozinho nessa lista de pilotos que tiveram suas conquistas tiradas. Ao longo da história da F1, outros grandes nomes como James Hunt, Nelson Piquet, Alain Prost, Ayrton Senna e Michael Schumacher também passaram por essa situação.
James Hunt (1976)
James Hunt viveu uma das maiores polêmicas da história da F1. Após ter uma vitória revertida por um problema técnico em seu carro na Espanha, o britânico conquistou o GP da Grã-Bretanha em Brands Hatch.
No entanto, após uma série de reviravoltas que envolveram acidentes, reinício da corrida e protestos das equipes, uma decisão controversa dos comissários o desclassificou, entregando a vitória a Niki Lauda.
Nelson Piquet (1982)
Nelson Piquet conquistou uma vitória heroica no GP do Brasil de 1982, mas teve a alegria roubada. Sob um calor insuportável, o brasileiro superou adversários como Gilles Villeneuve e Keke Rosberg.
No entanto, a celebração foi interrompida quando tanto ele quanto Rosberg foram desclassificados por terem carros abaixo do peso. O motivo? Um tanque de água de lastro que era reabastecido após a corrida para passar nos controles, uma prática comum entre as equipes na época.
Alain Prost (1985)
O GP de San Marino de 1985 foi uma prova de resistência extrema. Com um limite de combustível de 220 litros, os pilotos precisavam gerenciar seus carros com cautela para chegar ao fim da corrida. Nomes como Nigel Mansell, Stefan Johansson, Ayrton Senna e Piquet viram seus sonhos de vitória se esvaírem com o tanque de combustível vazio.
Alain Prost, por sua vez, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, mas a alegria durou pouco. Uma inspeção técnica revelou que seu McLaren estava 2 kg abaixo do peso mínimo, resultando em sua desclassificação. A vitória, então, foi para Elio de Angelis, em uma prova onde diversos pilotos lideraram, mas nenhum conseguiu completar a corrida sem problemas.
Ayrton Senna (1989)
Aquele fatídico GP do Japão de 1989 marcou a história da Fórmula 1 por um dos finais mais controversos de todos os tempos. Após uma intensa batalha com Alain Prost, Ayrton Senna foi desclassificado por ter retornado à pista com a ajuda dos comissários. A decisão, que entregou o título mundial a Prost, foi amplamente criticada e considerada por muitos como injusta.
Senna e sua equipe acreditavam que a punição havia sido motivada por questões políticas, com o presidente da FIA, Jean-Marie Balestre, utilizando seu poder para favorecer o piloto francês. A McLaren recorreu da decisão, mas sem sucesso. Além disso, a equipe foi multada e Senna suspenso por seis meses.
Michael Schumacher (1994)
A desclassificação de Michael Schumacher no GP da Bélgica de 1994 foi a última antes da de George Russel no mesmo circuito. Após dominar a corrida e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, o alemão viu sua vitória ser anulada por uma irregularidade técnica: um bloco de derrapagem desgastado.
A decisão beneficiou Damon Hill, que naquela época era seu principal rival no campeonato. Apesar da perda de pontos, Schumacher conseguiu se recuperar e conquistar o título mundial daquele ano.