Fórmula 1: FIA impõe novas regras para conter críticas online e proteger os comissários

O objetivo é impedir que ações de membros da categoria a oficiais da entidade gerem uma onda de ódio e ameaças nas redes sociais

Publicado em 14/08/2024 às 13:21

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta quarta-feira (14) uma mudança significativa em seu Código Esportivo Internacional, com o objetivo de combater o crescente problema do assédio online contra seus oficiais. A nova regra visa punir comentários negativos e incitação ao ódio feitos por membros da categoria, como pilotos e funcionários de equipes.

Em um comunicado nas redes sociais, o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, explicou que investigações recentes revelaram uma correlação direta entre críticas públicas feitas por membros da Fórmula 1 e um aumento significativo de ataques online contra os fiscais da entidade.

"Essa mudança vai garantir o suporte aos fiscais da FIA e demais voluntários que dedicam seus tempos à evolução do esporte, mantendo-o seguro e justo. Nossos fiscais precisam estar preparados para mostrar força no combate a essa forma de abuso", afirmou Ben Sulayem.

Censura ou proteção?

A decisão da FIA gerou debates nas redes sociais, com alguns fãs expressando preocupação com uma possível censura à liberdade de expressão. No entanto, o presidente da entidade enfatizou que a medida visa proteger seus funcionários de ataques injustos e garantir um ambiente de trabalho seguro e respeitoso.

"Eles terão meu suporte total, assim como do Código Esportivo, quando tomarem suas decisões. Peço a eles que mostrem que a FIA não vai permitir abusos de qualquer tipo dentro de nosso esporte”, garantiu Ben Sulayem.

Veja também: Ayrton Senna, 30 anos sem o ídolo brasileiro

Tags

Autor