UOL - O melhor conteúdo

A decisão que deixa Bortoleto perto da Fórmula 1 e Drugovich longe; "lugar errado"

Entenda decisão que faz Gabriel Bortoleto estar perto de ser o próximo piloto brasileiro da Fórmula 1 e a que fez Drugovich ficar mais longe

Publicado em 09/09/2024 às 21:39 | Atualizado em 09/09/2024 às 22:56

Os fãs brasileiros da Fórmula 1 estão na expectativa grande com a possibilidade de Gabriel Bortoleto ser o próximo piloto do País na maior categoria do automobilismo mundial. A chance é considerada boa e o anúncio pode ocorrer até novembro. 

Lembrando que Bortoleto já fez testes recentes com a McLaren, o que abre ainda mais margens para a presença no grid da Fórmula 1 em 2025. A principal possibilidade é ele entrar na Sauber, que em 2026 irá virar o projeto da Audi.

As negociações entre Bortoleto e Audi existem, segundo a rádio paddock da Fórmula 1. Tanto que Bortoleto foi visto conversando com Mattia Binotto, ex-engenheiro da Ferrari e atual chefe da Sauber.

Mas por que Bortoleto?

Contudo, alguns brasileiros estão de certa maneira se questionando o motivo de Bortoleto ser a bola da vez entre os pilotos brasileiros, passando na frente de Drugovich, que é piloto da Aston Martin e já chegou até a treinar em treinos livres. 

A principal resposta, conforme muitos analistas apontam, é que Bortoleto estava no lugar certo na hora certa. Drugovich entrou na Aston Martin, que tem o filho do dono como um dos pilotos, caso de Lance Stroll, e o bicampeão Fernando Alonso. Ou seja, é quase impossível o brasileiro furar essa fila. 

Quem aponta tal argumento é o brasileiro Felipe Massa, ex-Ferrari e vice-campeão mundial em 2008. "Drugovich entrou no lugar errado. Ele é excelente piloto, mas a equipe não deseja ter ele", disse ao canal BandSports.

Além disso, conforme já divulgado pela jornalista Julianne Cerasoli, do UOL, Drugovich teria entrado no momento errado para os testes, pegando testes com carros que já são do antigo regulamento da F1 - carros de 2022 para trás. Lembrando que a F1 mudou seu regulamento em 2022, o que trouxe carros mais instáveis, vide o caso da Mercedes em 2022, que pulava muito.

Já Bortoleto pegou testes com carros de 2022 em diante, o que, na teoria, facilitaria a análise das equipes, que querem pilotos que tenham não só velocidade, mas certa confiança em carros tão instáveis. Vide o caso de Logan Sargeant, na Williams. O norte-americano não completou sua segunda temporada, após uma série de maus resultados e batidas. 

Nenhuma equipe quer ter prejuízo em seguidas corridas, ainda mais a Sauber. Assim, Bortoleto ganharia nesse grau confiança de Drugovich, que testou pouco os carros mais recentes.

Assim, Bortoleto, mesmo sendo mais novo que Drugovich, passou na frente na corrida pelo posto em 2025. Ele, contudo, ainda tem a concorrência de Bottas, atual piloto da Sauber. O finlandês não renovou o contrato, mas ainda é cotado dada sua experiência de Fórmula 1. O que pode pesar contra ele é que Nico Hulkenberg já está fechado com a Sauber.

Assim, resta saber se a equipe vai apostar em dois veteranos, mesmo sabendo que isso não se sustenta a longo prazo, ou se vai misturar a equipe, trazendo alguém mais novo. Se essa for a escolha, Bortoleto sai na frente e pode se encaixar como principal nome.

Tags

Autor