F1: Confira os carros campeões da Red Bull projetados por Adrian Newey

Após construir um legado de sucesso, onde projetou carros que dominaram a F1 por anos, Adrian Newey inicia um novo capítulo em sua carreira

Publicado em 10/09/2024 às 16:57

A Aston Martin acaba de dar um passo gigante rumo ao topo da Fórmula 1. A equipe anunciou nesta terça-feira (10) a contratação de Adrian Newey, um dos maiores projetistas da história da categoria.

Com uma carreira vitoriosa na Red Bull, onde conquistou sete títulos de pilotos e seis de construtores, Newey chega a Silverstone para liderar um novo projeto e transformar a equipe de Lawrence Stroll em uma verdadeira ameaça aos rivais.

Confira agora os carros campeões da Red Bull projetados por Newey:

RB6 (2010)

O RB6, sucessora do veloz RB5, foi projetado para superar o desafio de 2010. Com o objetivo de otimizar o funcionamento do polêmico difusor duplo, a Red Bull maximizou o comprimento da traseira do carro. Equipado com o potente motor Renault V8 aspirado, o RB6 provou ser uma força a ser considerada.

Apesar do domínio em diversas etapas, foi apenas na emocionante última corrida em Abu Dhabi que Sebastian Vettel garantiu seu primeiro título mundial, superando rivais como Jenson Button, que havia conquistado o campeonato no ano anterior com a Brawn GP.

RB7 (2011)

O RB7, um dos carros de Fórmula 1 mais dominantes de todos os tempos, revolucionou a categoria em 2011. Com a proibição do difusor duplo, Newey e sua equipe desenvolveram um sistema de "difusor soprado" inovador, que gerava uma quantidade impressionante de downforce.

Essa solução, combinada com o acerto preciso do chassi e o potente motor Renault, permitiu a Sebastian Vettel dominar as classificações e conquistar 18 pódios em 19 corridas, um feito inédito.

RB8 (2012)

As novas regras de 2012 exigiram que o Red Bull RB8, projetada por Adrian Newey, adotasse um sistema de escapamento inovador para direcionar o fluxo de ar para o difusor.

A equipe austríaca, embora enfrentasse uma concorrência mais acirrada, com seis vencedores diferentes nas primeiras seis etapas, mostrou sua capacidade de adaptação.

A partir de Singapura, Vettel e a Red Bull dominaram, garantindo o tricampeonato mundial em uma emocionante disputa com Fernando Alonso no Brasil.

RB9 (2013)

Em 2013, com a iminente chegada dos motores V6 turbo híbridos, a Red Bull RB9, pilotada por Sebastian Vettel, dominou a temporada de forma implacável.

O tetracampeão mundial selou seu lugar na história da Fórmula 1 ao conquistar seu quarto título consecutivo, com três etapas de antecedência.

RB16B (2021)

Após anos de domínio da Mercedes na era híbrida, a temporada de 2021 da Fórmula 1 foi marcada por uma disputa épica entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. A Red Bull RB16B, com sua performance excepcional, colocou fim à hegemonia da equipe alemã.

Em uma das finais mais emocionantes da história, Verstappen conquistou o título mundial na última volta do Grande Prêmio de Abu Dhabi, em uma decisão controversa da direção de prova. Apesar da conquista do título de pilotos, a Red Bull ficou com o vice-campeonato de construtores.

RB18 (2022)

A temporada de 2022 marcou a volta do efeito solo, uma mudança radical nas regras que visava aumentar a competitividade e facilitar as ultrapassagens. A Red Bull RB18, com seu design inovador, se adaptou rapidamente às novas regulamentações.

Max Verstappen, ao volante do RB18, dominou grande parte da temporada e conquistou seu segundo título mundial consecutivo no Grande Prêmio do Japão, um local especial para o holandês, que ali disputou seu primeiro treino livre na Fórmula 1, em 2014.

RB19 (2023)

O RB19, sucessor do dominante RB18, elevou o patamar de desempenho na Fórmula 1 a novos patamares. Considerado por muitos como o melhor carro da história da categoria, o RB19 proporcionou a Max Verstappen seu terceiro título mundial consecutivo e a Sergio Pérez seu primeiro vice-campeonato.

A Red Bull demonstrou um domínio absoluto ao longo da temporada, conquistando praticamente todas as corridas, com a única exceção sendo o Grande Prêmio de Singapura.

Tags

Autor