Massa campeão da Fórmula 1? Entenda processo que pode mudar a história

O processo judicial de Massa está em andamento, e a decisão da Justiça Inglesa pode ter um grande impacto no mundo do automobilismo

Publicado em 20/09/2024 às 17:59

Em uma entrevista à CNN, o ex-piloto de Fórmula 1, Felipe Massa, voltou a lamentar a perda do título mundial de 2008 para Lewis Hamilton. O brasileiro afirma que o campeonato foi manipulado e luta na Justiça para ter seu nome reconhecido como o verdadeiro campeão.

Massa liderava o campeonato daquele ano quando um acidente proposital de Nelson Piquet Jr., a mando da Renault, mudou o rumo da temporada.

A Ferrari, equipe de Massa, cometeu erros na parada nos boxes, e o piloto ainda sofreu punições e um furo no pneu, terminando a corrida em 13º lugar. Devido esse resultado ruim, pouco tempo depois no GP do Brasil, Hamilton conquistou o título por apenas um ponto.

Luta na justiça

"A corrida foi manipulada, e isso foi comprovado no ano seguinte", afirma Massa. Segundo ele, a FIA e Bernie Ecclestone, na época chefe da Fórmula 1, sabiam da manipulação, mas optaram por não tomar medidas imediatas para proteger a imagem do esporte.

A luta de Massa na Justiça busca não apenas o reconhecimento como campeão, mas também a justiça esportiva.

"Quando a gente fala de competição, a gente fala de problemas técnicos, que pode acontecer num carro e quebrar, você perder por conta disso faz parte do nosso meio. Mas quando a gente fala em manipulação, isso não faz parte do esporte", explica o brasileiro. 

Alegria de vencer em casa

Apesar da luta judicial, Massa reconhece que a alegria de vencer em Interlagos em 2008, diante da torcida brasileira, é algo que ninguém pode tirar dele. "Nada vai me tirar aquela alegria de estar vencendo em casa", afirma.

Tags

Autor