Fórmula 1: FIA anuncia fim da regra do ponto extra pela volta mais rápida em 2025

Com a remoção da regra, que gerou polêmica recentemente, a FIA espera simplificar o campeonato e reduzir as possibilidades de controvérsias

Publicado em 17/10/2024 às 16:33

Uma das regras mais recentes da Fórmula 1, que premia com um ponto extra o piloto que marcar a volta mais rápida da corrida e estiver entre os 10 primeiros, chegará ao fim em 2025.

A decisão foi anunciada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) nesta quinta-feira (17), após reunião do Conselho Mundial do Automobilismo em Paris.

A regra, implementada em 2019, visava adicionar um elemento extra de estratégia às corridas e aumentar a emoção nos momentos finais. No entanto, a decisão de abolir o ponto extra vem após uma série de debates e controvérsias, com o GP de Singapura de 2024 sendo o ponto culminante.

A polêmica em Singapura

Durante o GP de Singapura, Lando Norris havia garantido a volta mais rápida e, consequentemente, o ponto extra. No entanto, Daniel Ricciardo, que estava fora dos pontos, retornou aos boxes no final da prova para colocar pneus macios e fazer uma volta rápida.

O australiano conseguiu o melhor tempo, mas como não estava entre os 10 primeiros, não pontuou. A manobra de Ricciardo gerou debates sobre se a Red Bull, equipe irmã da Racing Bulls, teria influenciado a decisão do piloto australiano com o objetivo de prejudicar o rival de Max Verstappen na disputa pelo título.

Fim da controvérsia

Com a abolição do ponto extra, a FIA busca encerrar as especulações e as possíveis manipulações estratégicas em torno da regra. A decisão também simplifica as regras do campeonato e elimina um elemento que, em algumas ocasiões, gerou mais polêmica do que emoção.

 

História do ponto extra

O ponto pela volta mais rápida já havia sido utilizado na Fórmula 1 entre 1950 e 1959, sendo concedido a qualquer piloto que marcasse o melhor tempo, independentemente de sua posição final na corrida.

A regra foi reintroduzida em 2019 com algumas modificações, como a exigência de que o piloto estivesse entre os 10 primeiros para pontuar. 

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