Fórmula 1: Globo ou Band? Entenda como será a transmissão das corridas em 2025
A briga pelos direitos de transmissão da Fórmula 1 está longe de acabar. Descubra o que está por trás das negociações entre Band e Globo.
A Band recusou o pedido de rescisão contratual solicitado pela Liberty Media, empresa que detém os direitos da Fórmula 1, mantendo assim o acordo de transmissão da categoria até o fim de 2025.
A informação foi confirmada pela Folha, após a Liberty Media ter feito uma tentativa de encerrar o vínculo atual.
Por que a Band recusou a rescisão do contrato?
A decisão da Band de não aceitar a rescisão solicitada pela Liberty Media está relacionada ao compromisso que a emissora tem com a transmissão da Fórmula 1.
A coluna apurou que o canal não gostou de termos de pagamentos pedidos pela empresa para a rescisão.
Sendo assim, a recusa reforça a intenção da emissora de cumprir o acordo até o fim, garantindo a exclusividade dos direitos de transmissão no Brasil por mais duas temporadas.
A emissora optou por não justificar publicamente essa escolha, visando capitalizar o interesse do público no Grande Prêmio do Brasil para impulsionar seus resultados financeiros.
A Fórmula 1 voltará para a Globo em 2025?
Com a negativa da Band em aceitar o distrato, as chances de a Fórmula 1 retornar à grade da Globo em 2025 diminuem consideravelmente.
A Globo e a Liberty Media já haviam acertado o retorno da Fórmula 1 em 2025, com detalhes como número de corridas e equipe de transmissão definidos.
No entanto, com o vínculo da Band se estendendo até o final de 2025, qualquer movimentação nesse sentido teria que ser negociada para depois desse período.
A emissora, que historicamente manteve uma relação forte com a Fórmula 1, poderá buscar alternativas para se manter presente no automobilismo ou até mesmo tentar novas negociações com a Liberty Media mais à frente.
Porém, até lá, a Band seguirá como a detentora oficial dos direitos de transmissão no Brasil.
VEJA TAMBÉM: Fórmula 1 na Globo? Entenda como deveria ser a transmissão caso a categoria saísse da Band
Como começou a crise entre Band e Liberty Media?
A crise entre a Band e a Liberty Media teve início em 2023, quando a emissora enfrentou dificuldades para honrar os pagamentos acordados.
Anteriormente, a divisão dos valores de patrocínio era igualitária entre as duas partes.
No entanto, após uma proposta do SBT, a Band assumiu o pagamento total da Fórmula 1, no valor de US$ 15 milhões por temporada, o que gerou um desequilíbrio financeiro.
Procurada, a Liberty Media diz que "não há planos da Fórmula 1 ou da Band para cessar as transmissões no Brasil pelo restante deste ano de 2024. Atualmente, estamos com várias discussões sobre os direitos de transmissão de 2025".
Qual o impacto da decisão para os fãs da Fórmula 1?
Para os fãs da Fórmula 1 no Brasil, a continuidade das transmissões na Band garante uma programação já estabelecida e bem recebida pelo público.
O acesso ao esporte continuará disponível, tanto na TV aberta quanto nas plataformas digitais, como o BandPlay e BandSports, assegurando aos espectadores uma cobertura completa e diversificada.