GP dos EUA de Fórmula 1: Por que a corrida será à tarde hoje?

Entenda por que o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, realizado em Austin, será disputado no início da tarde deste domingo, 20 de outubro.

Publicado em 20/10/2024 às 10:25

A Fórmula 1, uma das competições esportivas mais tradicionais do automobilismo mundial, terá a largada do Grande Prêmio dos Estados Unidos na tarde deste domingo (20).

Após um mês sem corrida, a 19ª etapa da temporada de 2024 está sendo realizada entre os dias 18 e 20 de outubro no Circuito das Américas, em Austin, no Texas.

A corrida faz parte do calendário da F1 desde 2012, consolidando sua relevância para a categoria.

A corrida sprint foi realizada às 14h30 (de Brasília) deste sábado (19), enquanto o classificatório começou depois, às 18h30. Os resultados você confere aqui.

Por que a largada do GP dos Estados Unidos será à tarde?

A definição do horário de largada do GP dos Estados Unidos é resultado de um planejamento estratégico.

A corrida começará à tarde para alinhar com as necessidades de transmissão global, que considera o fuso horário americano e a audiência geral, principalmente a europeia, uma das maiores do esporte.

Esse ajuste permite que o evento tenha uma visibilidade ampla, tanto no continente americano, quanto em outros onde a Fórmula 1 possui grande popularidade.

Essa prática é comum em corridas realizadas em países com fusos horários diferentes dos principais mercados consumidores da Fórmula 1.

Onde assistir ao GP dos Estados Unidos de Fórmula 1?

Os fãs de Fórmula 1 poderão acompanhar a corrida ao vivo pela TV ou plataformas de streaming. No Brasil, a transmissão será realizada pela Band, que detém os direitos de exibição do campeonato.

Além disso, é possível acompanhar pelo aplicativo BandPlay ou pela F1TV, plataforma oficial da Fórmula 1, que oferece conteúdo exclusivo e câmeras on-board dos carros.

Visão geral do GP dos EUA

  • Esta será a 12ª vez que a Fórmula 1 visita o Circuito das Américas, em Austin, cuja estreia ocorreu em 2012, com vitória de Lewis Hamilton ainda representando a McLaren.
  • Hamilton é o piloto mais vitorioso no circuito, acumulando cinco vitórias e três pole positions.
  • Contudo, o domínio recente tem sido de Max Verstappen, que venceu as edições de 2021, 2022 e 2023, com destaque para a última temporada, em que o holandês superou Hamilton partindo da sexta posição no grid.
  • Entre as equipes, a Mercedes lidera o número de vitórias, com cinco triunfos, seguida pela Red Bull, com quatro conquistas, enquanto Ferrari e McLaren completam a lista, com uma vitória cada.

Projetado pelo renomado arquiteto alemão Hermann Tilke, o Circuito das Américas tem um traçado de 5.513 km, com 20 curvas.

O design da pista se destaca pela primeira curva, que é bastante íngreme, além de trechos inspirados em outras pistas icônicas do automobilismo.

São elas a sequência Maggots-Becketts-Chapel de Silverstone, as curvas do estádio de Hockenheim e o conjunto de curvas do circuito de Istambul.

Tags

Autor