Bortoleto se desliga da McLaren e deve ser anunciado pela Audi para a próxima temporada
Brasileiro deixa de ser terceira opção na escuderia britânica e deve ser titular no grid já em 2025; país pode ter um representante depois de 8 anos
O Brasil está perto de ter novamente um representante no grid principal da Fórmula 1 em 2025. Com a proximidade do fim da temporada, os torcedores buscam informações de quem será o piloto titular da Sauber na próxima temporada e o brasileiro Gabriel Bortoleto pode ser anunciado em breve como o escolhido.
De acordo com o portal Grande Prêmio, o brasileiro já está finalizando um acordo com a Audi e brevemente seu vínculo com a McLaren se encerrará. Com um negociação que vem se arrastando por meses, a maior questão para o contrato não ser assinado é o tempo que será válido neste acordo, já que a escuderia não queria abrir não de Gabriel.
Com a dança das cadeiras que tem acontecido na Fórmula 1, a McLaren queria emprestar o piloto para apenas 2025 e tê-lo como terceira opção, o deixando na reserva de Lando Norris e Oscar Piastri. Já a Audi, queria assinar um contrato 4 anos, o que seria melhor para Bortoleto, mas que não era o desejado pela sua equipe atual.
Como não investiu diretamente na preparação da carreira de Gabriel e não poderia o assegurar um lugar no grid principal, principalmente por está renovando seu contrato com Piastri, a McLaren decidiu liberar a saída do brasileiro, que já possui um contrato encaminhado com a nova escuderia.
A última vez que o Brasil teve um representante na principal categoria automobilística do Mundo foi em 2017, com Felipe Massa na Williams. Desde então, os brasileiros só aparecem como reservas em treinos livres.