Fórmula 1 anuncia General Motors/Cadillac como 11ª equipe do grid em 2026

A entrada da GM promete aumentar a competitividade da principal categoria do automobilismo e atrair novos fãs, especialmente no mercado americano

Publicado em 25/11/2024 às 16:48
Google News

Após meses de especulações e negociações, a Fórmula 1 confirmou nesta segunda-feira (25) a entrada da General Motors (GM) no grid a partir de 2026, com a marca Cadillac. A fabricante americana não apenas se tornará a 11ª equipe da categoria, mas também fornecerá motores a partir de 2028.

A decisão encerra uma longa novela sobre a possibilidade de novas equipes na F1. A candidatura da Andretti, que havia se unido à Cadillac, foi rejeitada no início deste ano, gerando debates sobre a expansão do grid.

No entanto, a GM conseguiu avançar nas negociações e fechar um acordo com a categoria.

Uma adição valiosa ao esporte

"Eu apoio todos os esforços feitos pela FIA, Fórmula 1, GM e a equipe para manter diálogo e trabalhar até que fosse possível o acordo em princípio para progredir com essa entrada e trazer uma equipe GM/Cadillac para o grid em 2026", afirmou Mohammed ben Sulayem, presidente da FIA.

"Com os planos de crescimento contínuo da Fórmula 1 nos EUA, sempre acreditamos que receber uma marca americana impressionante como a GM/Cadillac no grid e a GM como futura fornecedora de unidades de potência poderia trazer valor e interesse adicionais ao esporte", completou Greg Maffei, presidente da Liberty Media.

Crescimento da categoria nos EUA

A decisão de aceitar a entrada da Cadillac marca uma mudança de postura em relação à candidatura da Andretti. Enquanto a primeira foi considerada como não trazendo benefícios suficientes para a categoria, a parceria com a GM foi vista como uma oportunidade de fortalecer a presença da Fórmula 1 nos Estados Unidos e atrair novos investimentos.

A temporada de 2026 marcará o retorno de 11 equipes ao grid da Fórmula 1, algo que não acontecia desde 2016.

Vídeo: Conheça os pilotos mais ricos da Fórmula 1

Tags

Autor