Fórmula 1: Ocon deixa a Alpine antes do GP de Abu Dhabi e não corre mais pela equipe; Veja quem subititui
A troca marca o fim de uma parceria conturbada entre Ocon e a Alpine, que busca agora focar em um novo capítulo na próxima temporada
Esteban Ocon está deixando a Alpine antes do esperado, com o vínculo com a equipe sendo encerrado de forma antecipada.
Após um abandono na largada do GP do Catar, disputado no último domingo, 1 de dezembro, a Alpine decidiu liberar o piloto francês, que já não competirá mais pela equipe no GP de Abu Dhabi, que ocorrerá no próximo fim de semana.
Jack Doohan, australiano de 21 anos, substituirá Ocon e fará sua estreia na F1 a partir da última etapa da temporada 2024, marcada para 8 de dezembro.
A equipe justificou a liberação antecipada do piloto como parte de um acordo para que francês pudesse já participar dos testes de pós-temporada em Abu Dhabi com a Haas, equipe para a qual o mesmo se transferirá em 2025.
Cinco anos de parceria
Ocon, que teve uma parceria de cinco anos com a Alpine, deixa a equipe com uma vitória no GP da Hungria de 2021 e quatro pódios, sendo o último deles no GP de São Paulo deste ano, quando terminou em terceiro, dividindo o pódio com seu colega de equipe, Pierre Gasly.
No entanto, as últimas duas temporadas foram marcadas por diversas colisões entre os dois, como nos GPs da Austrália e Hungria de 2023 e em Mônaco neste ano. Essas disputas internas foram um fator importante na decisão da equipe de antecipar a saída de Ocon.
Doohan confirmado em 2025
Jack Doohan, filho do ex-campeão de motovelocidade Mick Doohan, tem 21 anos e já teve algumas experiências com a Alpine em treinos livres. Em 2023, ele participou do TL1 no GP de Abu Dhabi, onde obteve a 13ª posição, sendo o quarto melhor entre os dez novatos da sessão.
O australiano, que está confirmado para a temporada 2025 da F1 com a equipe, terá a chance de estrear no grid da Fórmula 1, uma oportunidade aguardada por ele há algum tempo.