Fórmula 1: Veja quais acidentes irão fazer a Williams ter o possível pior carro grid em 2025
Embora o desenvolvimento de longo prazo da Williams continue sólido, os atrasos na produção colocam a equipe em desvantagem para o próximo ano

A temporada 2024 da Fórmula 1 não terminou bem para a Williams, e as consequências podem ser severas para 2025.Uma série de acidentes envolvendo os pilotos Alex Albon e Franco Colapinto nas últimas corridas comprometeu o cronograma de desenvolvimento do carro para a próxima temporada.
Dave Robson, chefe de desempenho da equipe, revelou que a necessidade de concentrar recursos na reposição de peças prejudicou os preparativos para o novo ano.
Os acidentes que complicaram o planejamento
A sequência de problemas começou no GP do México, quando Alex Albon sofreu um acidente de alta velocidade. Em São Paulo, o tailandês destruiu seu carro durante a classificação, enquanto Franco Colapinto também colidiu sob forte chuva no mesmo fim de semana.
No GP de Las Vegas, Colapinto foi protagonista de outro forte impacto, registrando 50G na batida.
Colapinto, que substituiu Logan Sargeant após o norte-americano acumular uma sequência de acidentes e fraco desempenho, conseguiu resultados ligeiramente melhores. Porém, seus incidentes no final da temporada o colocaram entre os pilotos que mais causaram prejuízo à equipe em 2024.
Impacto no cronograma de 2025
Os constantes reparos desviaram a atenção e os recursos da fábrica em Grove, que precisou mobilizar sua produção para atender às necessidades imediatas, em vez de focar no carro de 2025.
“Entrar em duas sequências de três corridas significava deixar a equipe de pista autossuficiente e permitir que a fábrica se concentrasse no carro do próximo ano. Não conseguimos fazer isso e tivemos que mobilizar a fábrica para produzir peças de reposição”, explicou Dave Robson.
Ele garantiu que o desenvolvimento do projeto de 2025, assim como do futuro regulamento de 2026, segue no caminho certo. No entanto, o atraso na produção de peças pode prejudicar a preparação inicial do carro para o próximo ano.
Orçamento limitado e futuro desafiador
Com o teto orçamentário em vigor, a Williams enfrenta dificuldades para equilibrar recursos entre desenvolvimento e reparos.
Situações semelhantes já haviam ocorrido em 2024, quando atrasos na produção de peças resultaram em um chassi a menos no início da temporada, forçando Logan Sargeant a ceder seu carro para Albon no GP da Austrália após um acidente.
Apesar das dificuldades, a equipe conseguiu um feito importante: a contratação de Carlos Sainz para 2025. O espanhol, que venceu quatro corridas na carreira, duas delas pela Ferrari em 2024, chega para liderar o time de Grove rumo à reconstrução.