Fórmula 1: Temporada de 2025 terá o maior número de novatos titulares desde 2010; confira os nomes

A presença de tantos estreantes destaca uma nova era para o esporte, marcada pela aposta em jovens talentos e renovação das principais equipes

Publicado em 26/12/2024 às 15:07
Google News

A temporada de 2025 da Fórmula 1 promete ser histórica não apenas pelas disputas em pista, mas também pela renovação do grid. Serão seis pilotos estreando como titulares, o maior número desde 2010, quando sete novos nomes iniciaram a temporada.

Essa nova safra de talentos inclui o brasileiro Gabriel Bortoleto, além de Oliver Bearman (Inglaterra), Andrea Kimi Antonelli (Itália), Isack Hadjar (França), Jack Doohan (Austrália) e Liam Lawson (Nova Zelândia).

Renovando o grid

Entre os estreantes de 2025, dois já tiveram experiências em corridas de Fórmula 1, mas sem iniciar um campeonato como titulares. Liam Lawson disputou 11 provas entre 2023 e 2024, mas apenas assumiu a vaga definitiva na Racing Bulls ao final da última temporada.

Jack Doohan, por sua vez, fez sua estreia no GP de Abu Dhabi de 2024, após a Alpine optar por antecipar a saída de Esteban Ocon. Apesar disso, ambos são considerados novatos para 2025.

A tendência dos jovens talentos

A média de idade dos novos pilotos em 2025 é de apenas 20,3 anos, refletindo uma tendência das equipes em apostar cada vez mais cedo em jovens promissores. Desde 2015, apenas em 2017 a média de idade foi menor, com 19 anos, quando Lance Stroll e Esteban Ocon estrearam.

Conheça os novatos de 2025

Gabriel Bortoleto

O paulista de 20 anos será o primeiro brasileiro a competir na Fórmula 1 desde 2017. Bortoleto chega ao grid após conquistar títulos consecutivos na Fórmula 3 e Fórmula 2, garantindo também o prêmio de 'Novato do Ano' da FIA. Ele será companheiro de Nico Hulkenberg na Sauber.

Andrea Kimi Antonelli

Com apenas 18 anos, o italiano será o mais jovem do grid em 2025. Após impressionar nas categorias de base, Antonelli chega à Mercedes para substituir o icônico Lewis Hamilton, que migrou para a Ferrari.

Oliver Bearman

O inglês de 19 anos foi reserva da Haas em 2024 e participou de três corridas. Em 2025, Bearman terá sua primeira temporada completa como titular na Haas.

Jack Doohan

Aos 21 anos, o australiano estreia oficialmente na Alpine após substituir Esteban Ocon no GP de Abu Dhabi de 2024. Doohan busca consolidar sua vaga após um período como reserva.

Isack Hadjar

Vice-campeão da Fórmula 2, Hadjar é o mais novo piloto da Racing Bulls. O franco-argelino de 20 anos foi um dos principais rivais de Bortoleto nas categorias de base e chega à Fórmula 1 com altas expectativas.

Liam Lawson

Com 22 anos, o neozelandês é o mais experiente entre os novatos, tendo competido em 11 provas de Fórmula 1 antes de assumir a vaga de Sergio Pérez na Red Bull. Lawson traz consistência e resultados promissores para a equipe austríaca.

 

Tags

Autor