Os 10 maiores medalhistas olímpicos de todos os tempos
Ganhar uma medalha olímpica é o sonho de todo atleta de alto rendimento
Desde a Grécia Antiga, os Jogos Olímpicos se tornaram um palco para celebrar a força, a resistência e a tenacidade do ser humano.
Atletas de todas as nações se reúnem para competir em diversas modalidades, buscando a consagração como os melhores do mundo.
Sendo assim, ao longo dessa história, alguns indivíduos se destacaram, acumulando medalhas e quebrando recordes. Veja a seguir a lista dos maiores medalhistas olímpicos da história.
Top 10 maiores medalhistas olímpicos de todos os tempos
1. Michael Phelps - Estados Unidos: 28 medalhas
Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp
O "Tubarão de Baltimore" é um ícone da natação, com um total de 28 medalhas conquistadas entre as edições de 2004-2016 dos Jogos. São elas:
- 23 de ouro;
- 3 de prata;
- 2 de bronze.
E mesmo se não tivesse as medalhas de prata e bronze, ainda estaria em primeiro lugar. Sua performance o tornou um dos atletas mais populares e reverenciados da história.
Atualmente, Phelps tem 38 anos e já se aposentou, portanto não participa mais dos Jogos.
2. Larissa Latynina - União Soviética: 18 medalhas
A ginasta artística soviética reinou suprema na modalidade durante a década de 1950, acumulando 18 medalhas (9 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze) em 3 edições (1956-1964).
Ela é a mulher mais bem colocada e sua elegância e precisão a colocaram entre as maiores atletas de todos os tempos.
3. Nikolai Andrianov - União Soviética: 15 medalhas
Também ginasta, Nikolai é o terceiro com mais medalhas nas Olimpíadas de verão. Das suas 15 medalhas, 7 foram de ouro, 5 de prata e 3 de bronze.
Ele as conquistou entre os anos de 1972 a 1980 dos Jogos Olímpicos e era conhecido por sua força, controle e precisão, especialmente nas argolas, onde era imbatível.
4. Boris Shakhlin - União Soviética: 13 medalhas
Ainda na ginástica artística, Boris Shakhlin, também representante da União Soviética, conquistou 13 medalhas.
Foram ao todo sete ouros, quatro de prata e duas de bronze, em 1956-1964. Ele faleceu em 2008, aos 76 anos.
Boris foi membro da delegação de Larissa e, na época, foi considerado o grande destaque da ginástica masculina da União Soviética.
5. Edoardo Mangiarotti - Itália: 13 medalhas
Edoardo Mangiarotti é o italiano com mais medalhas na história das Olimpíadas. Lenda da esgrima, ele morreu em 2012, aos 93 anos e suas 13 conquistas aconteceram entre as edições de 1936-1960.
Mangiarotti conquistou 13 medalhas: seis de ouro, cinco de prata e duas de bronze e está atrás de Shakhlin por critério de desempate (mais medalhas de ouro).
6. Takashi Ono - Japão: 13 medalhas
O japonês Takashi Ono foi um grande rival de Boris Shakhlin, terceiro lugar nessa lista, visto que eles competiram entre os anos 1952-1964.
O ginasta, no entanto, fica atrás por ter conquistado menos ouros. Ao todo foram 13 medalhas (5 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze).
Ono era conhecido por sua versatilidade, talento e capacidade de se adaptar às diferentes modalidades da ginástica artística.
VEJA TAMBÉM: Olimpíadas: qual esporte deu mais medalhas para o Brasil? veja a lista
7. Paavo Nurmi - Finlândia: 12 medalhas
Paavo Nurmi foi um corredor finlandês que dominou as provas de meio-fundo e fundo nas décadas de 1920 e 1930.
Ele estabeleceu diversos recordes mundiais e dominou as competições de sua época, conquistando 12 medalhas (9 de ouro e 3 de prata).
Nurmi era conhecido por sua força, resistência e capacidade de manter um ritmo constante durante as provas.
8. Birgit Fischer - Alemanha: 12 medalhas
Birgit é a mulher europeia com mais medalhas olímpicas e foi uma canoísta alemã que dominou a modalidade slalom por mais de duas décadas.
Ela conquistou 12 medalhas (8 de ouro e 4 de prata) entre os anos de 1980-2004. Fischer era conhecida por sua técnica impecável, controle da embarcação e capacidade de lidar com as diferentes condições da água.
9. Sawao Kat - Japão: 12 medalhas
Sawao Kat foi um ginasta artístico japonês que se destacou em diversas modalidades, conquistando 12 medalhas (8 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze).
Ele participou das edições de 1968-1976 e conquistou medalhas em provas como saltos, solo, barras paralelas e cavalo com alças.
Kat era conhecido por sua força, flexibilidade e talento em diversas modalidades da ginástica artística.
10. Jenny Thompson - Estados Unidos: 12 medalhas
Ao mesmo passo de Phelps, Jenny Thompson é uma nadadora americana que dominou as provas de velocidade e revezamento nas décadas de 1990 e 2000.
Ela competiu entre os anos de 1992 e 2004 e conquistou 12 medalhas (8 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze).
Ela conquistou medalhas em provas individuais e por equipes e era conhecida por sua velocidade explosiva, técnica impecável e capacidade de lidar com a pressão das grandes competições.
VEJA TAMBÉM: Como são escolhidas as cidades sede dos Jogos Olímpicos?
Maior medalhista olímpico brasileiro
Robert Scheidt é o maior medalhista olímpico brasileiro e é um verdadeiro ícone da vela. Ao longo de sua carreira, conquistou um total de 5 medalhas:
- 2 de ouro;
- 2 de prata;
- 1 de bronze;
- em 5 edições dos Jogos (Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012).
Scheidt se destacou na classe Laser, dominando a modalidade por mais de duas décadas. Sua técnica, capacidade de leitura do vento e estratégia impecável o colocaram entre os maiores velejadores da história.
Torben Grael é outro velejador brasileiro que se destaca na história dos Jogos Olímpicos, também com 5 medalhas, mas sendo 2 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze.
Ele figura como o segundo maior medalhista olímpico do Brasil e participou entre os anos de 1996 até 2000.